RODA DE CONVERSA ABORDA AÇÕES DO PROGRAMA “MELHOR EM CASA” E DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO À VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR
Profissionais das secretarias de
Saúde e de Assistência Social e Direitos Humanos participaram, nesta
quarta-feira (04), de uma roda de conversa sobre o programa federal “Melhor em
Casa” e o Núcleo de Atendimento à Violência Intrafamiliar (NAVI). O encontro
foi solicitado pelo Conselho Municipal do Idoso (CMDI), com o objetivo de
prestar esclarecimentos sobre o funcionamento da rede municipal.
“Enquanto Conselho Municipal do
Idoso, nós percebemos a necessidade de entender realmente como funciona a rede
de saúde, como é o programa ‘Melhor em Casa’ e o NAVI. Agradecemos os
profissionais pelo tempo disponibilizado, pois é muito importante assimilarmos
o funcionamento de cada um deles”, destacou a conselheira do CMDI, Beatriz
Oliveira.
A secretária de Saúde, Francislene
Casemiro, falou sobre a importância do encontro. “Como secretária de
Saúde, destaco a importância dessas rodas de conversas. Para um melhor
atendimento à população, é necessário entender o trabalho em rede. Esse encontro
intersetorial enriquece o profissional com cada vez mais conhecimento”,
ressaltou.
Diretor do programa “Melhor em Casa”,
Júnior Curcino explicou o cotidiano do programa e os serviços realizados. “O
programa ‘Melhor em Casa’ trabalha em conjunto, pois o paciente não é apenas
meu, é de todos os profissionais envolvidos na rede. O programa é um grande
parceiro da desospitalização do paciente. Somos o único município da Baixada
Litorânea que conta com esse serviço, São Pedro da Aldeia tem esse trabalho à
disposição da população pois a nossa secretária de Saúde, Francislene Casemiro,
abraçou esse ideal”, disse.
“As vantagens que a gente
percebe com a atuação do programa são imensas, a medida que a gente consegue
desocupar um leito de um paciente que pode ter aquele mesmo tratamento em casa,
podemos atender outra demanda. Quando o programa entra no sentido de
desospitalizar esse paciente, a gente consegue obter como resultado uma
rotatividade no leito, dessa forma atender o usuário mais grave que precisa
estar no PS naquele momento. Para o Pronto-Socorro é um serviço muito
importante, pois impacta diretamente na nossa rotina e na desospitalização, que
é tão positiva para o paciente e para o PS”, destacou a assistente social do
Pronto-Socorro Municipal, Paula Mattos Nascimento.
Entre os assuntos abordados na
reunião estiveram a estrutura do “Melhor em Casa”, a equipe multidisciplinar,
lei que redefine a atenção domiciliar, trabalho em rede, pacientes que são
assistidos pelo programa, relação com o Pronto-Socorro e demais unidades, a
importância da desospitalização, entre outros. Pelo NAVI, a assistente social Karla
Oliveira explicou o funcionamento do dispositivo que integra o Programa de
Saúde Mental, o fluxo de atendimento, equipe que recebe os moradores e demais
informações sobre o núcleo.
A roda de conversa contou com a
presença de representantes do Conselho Municipal do Idoso (CMDI), Pastoral do
Idoso, dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do Alecrim, Rua
do Fogo, São João, Porto da Aldeia, Morro do Milagre, do Centro de Referência
Especializado de Assistência Social (CREAS), do Conselho Tutelar, do
CadÚnico/Programa Bolsa Família, do Pronto-Socorro Municipal e do NAVI.
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