Pular para o conteúdo principal

RODA DE CONVERSA ABORDA AÇÕES DO PROGRAMA “MELHOR EM CASA” E DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO À VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR



Profissionais das secretarias de Saúde e de Assistência Social e Direitos Humanos participaram, nesta quarta-feira (04), de uma roda de conversa sobre o programa federal “Melhor em Casa” e o Núcleo de Atendimento à Violência Intrafamiliar (NAVI). O encontro foi solicitado pelo Conselho Municipal do Idoso (CMDI), com o objetivo de prestar esclarecimentos sobre o funcionamento da rede municipal.

“Enquanto Conselho Municipal do Idoso, nós percebemos a necessidade de entender realmente como funciona a rede de saúde, como é o programa ‘Melhor em Casa’ e o NAVI. Agradecemos os profissionais pelo tempo disponibilizado, pois é muito importante assimilarmos o funcionamento de cada um deles”, destacou a conselheira do CMDI, Beatriz Oliveira.

A secretária de Saúde, Francislene Casemiro, falou sobre a importância do encontro.  “Como secretária de Saúde, destaco a importância dessas rodas de conversas. Para um melhor atendimento à população, é necessário entender o trabalho em rede. Esse encontro intersetorial enriquece o profissional com cada vez mais conhecimento”, ressaltou.

Diretor do programa “Melhor em Casa”, Júnior Curcino explicou o cotidiano do programa e os serviços realizados. “O programa ‘Melhor em Casa’ trabalha em conjunto, pois o paciente não é apenas meu, é de todos os profissionais envolvidos na rede. O programa é um grande parceiro da desospitalização do paciente. Somos o único município da Baixada Litorânea que conta com esse serviço, São Pedro da Aldeia tem esse trabalho à disposição da população pois a nossa secretária de Saúde, Francislene Casemiro, abraçou esse ideal”, disse.

 “As vantagens que a gente percebe com a atuação do programa são imensas, a medida que a gente consegue desocupar um leito de um paciente que pode ter aquele mesmo tratamento em casa, podemos atender outra demanda. Quando o programa entra no sentido de desospitalizar esse paciente, a gente consegue obter como resultado uma rotatividade no leito, dessa forma atender o usuário mais grave que precisa estar no PS naquele momento. Para o Pronto-Socorro é um serviço muito importante, pois impacta diretamente na nossa rotina e na desospitalização, que é tão positiva para o paciente e para o PS”, destacou a assistente social do Pronto-Socorro Municipal, Paula Mattos Nascimento.

Entre os assuntos abordados na reunião estiveram a estrutura do “Melhor em Casa”, a equipe multidisciplinar, lei que redefine a atenção domiciliar, trabalho em rede, pacientes que são assistidos pelo programa, relação com o Pronto-Socorro e demais unidades, a importância da desospitalização, entre outros. Pelo NAVI, a assistente social Karla Oliveira explicou o funcionamento do dispositivo que integra o Programa de Saúde Mental, o fluxo de atendimento, equipe que recebe os moradores e demais informações sobre o núcleo.

A roda de conversa contou com a presença de representantes do Conselho Municipal do Idoso (CMDI), Pastoral do Idoso, dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do Alecrim, Rua do Fogo, São João, Porto da Aldeia, Morro do Milagre, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), do Conselho Tutelar, do CadÚnico/Programa Bolsa Família, do Pronto-Socorro Municipal e do NAVI.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.