Pular para o conteúdo principal

'Causa machismo cada vez maior', diz presidente da OAB de Iguaba Grande sobre uso de régua para medir saias de advogadas



Margoth Cardoso, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Iguaba Grande, na Região dos Lagos do Rio, está indignada com a situação do fórum da cidade onde a juíza, Maíra Valéria Veiga de Oliveira, determinou o uso de régua para medir as saias das advogadas.

Segundo a OAB, a roupa das profissionais não pode estar mais de cinco centímetros acima do joelho. Caso contrário, elas são barradas e não podem entrar no fórum.

Para Margoth, a medida provoca discriminação e é um ato que afronta as prerrogativas da advocacia feminina.

"Causa um machismo cada vez maior na sociedade. Não permitir que uma advogada entre no fórum é impedir o seu exercício profissional. E nós não podemos nos calar", afirmou.

Na semana passada, a OAB/RJ denunciou o caso para a Corregedoria do Tribunal de Justiça, que informou que vai apurar o caso. O G1 tenta contato com a juíza.

Margoth disse que já conversou com a juíza uma vez, mas não teve retorno positivo.

"Isso é uma questão que implica diretamente na escolha do jurisdicionado pelo profissional. Qual jurisdicionado vai escolher uma advogada que pode ser barrada no fórum, na hora de uma audiência, por exemplo?", afirmou.

Para a presidente da OAB de Iguaba Grande, a escolha não será mais pela capacidade profissional, mas sim pelo tamanho da saia das advogadas.

"Nós não podemos permitir que esse tipo de situação continue acontecer e é por isso que nós estamos lutando", afirmou Margoth.

Profissionais relatam constrangimento

Advogadas chegaram a relatar episódios de constrangimento para a Inter TV: voltar em casa para trocar de roupa, optar por usar apenas calças ou costurar barra de casaco na saia foram alguns dos casos que as mulheres enfrentaram no local.

Uma das profissionais chegou a perder uma audiência ao ser impedida de entrar no fórum.
Para a advogada, que preferiu não se identificar, a atitude é vexatória e revoltante.

"Acho que tem um machismo aí ainda muito enraigado, muito preso ainda na sociedade e isso é muito triste de se ver, né? A gente sofre isso aqui nessa comarca e é lamentável. A gente se revolta enquanto profissional, que somos impedidas de exercer livremente a nossa profissão, mas principalmente enquanto mulheres, né? Isso é uma agressão à mulher", afirmou.

 Fonte: g1.globo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.