Pular para o conteúdo principal

CREAS de Arraial do Cabo encaminha moradores em situação de rua para seus lares



Foi realizado no último mês, pela equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, o CREAS, a abordagem, planejamento e encaminhamento de moradores em situação de rua para sua cidade de origem. 

O casal Carlos (29) e Beatriz (31) (nomes fictícios), contaram com o empenho de todos os envolvidos na ação e, juntamente com o desejo de retornar, e a disponibilidade da família em recebê-los, para que se concretizasse o reencontro e volta a sua cidade natal. 

"É muito gratificante poder garantir que essas pessoas retornem para a segurança de seus lares. Nos bastidores dessa história, temos o trabalho, que exige muita dedicação, de uma equipe que não mede esforços para garantir que essas pessoas superem a situação que as fizeram chegar no CREAS, respeitando sempre o desejo de cada um e as etapas que precisam ser cumpridas na realização de um trabalho ético que respeite a Política Pública de Assistência Social", pontuou Sabriny Ferreira, coordenadora do CREAS de Arraial do Cabo. 

A psicóloga Taila Barbosa, que trabalhou no caso, completou dizendo que cada situação da vida dessas pessoas é marcada por um sofrimento de alguma forma e é importante a Assistência Social agir no sentido de não culpabilizar as escolhas e poder proporcionar a possibilidade de retificação e então a tomada de um novo caminho.

O CREAS é uma unidade pública da Política Nacional de Assistência Social em que são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados, um dos públicos atendidos é a população em situação de rua.

A equipe do CREAS trabalha para que as pessoas em situação de rua tenham acesso à rede de serviços, retirem sua documentação, sejam incluídas no Cadúnico para que tenham acesso aos benefícios oferecidos pelo governo. Quando há a possibilidade, é realizado um trabalho de estreitamento dos laços com seus familiares e possível retorno para seus lares. 

O trabalho visa sempre à autonomia e a superação da violação de direitos. As pessoas são incluídas no plano de acompanhamento no CREAS e são assistidas por orientadora social, psicóloga, assistente social e advogada. 

Os munícipes que tiverem conhecimento de alguém que esteja em situação de rua podem entrar em contato com o CREAS através do email: creas.arraialdocabo@gmail.com ou no endereço: Rua Oswaldo Cruz, 62, Centro. Desta forma, a população auxilia o equipamento no mapeamento dos lugares que as pessoas em situação de rua ficam.

ASCOM PMAC | Assistência Social
https://www.arraial.rj.gov.br/portal/noticias/0/3/585/CREAS-de-Arraial-do-Cabo-encaminha-moradores-em-situa%C3%A7%C3%A3o-de-rua-para-seus-lares

Fonte: ASCOM PMAC | Assistência Social

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.