LEAL PORTO TELECOM

LEAL PORTO TELECOM

RESTAURANTE DA PONTE

RESTAURANTE DA PONTE
"O lugar certo de comer peixe" - Em cima do Mercado Municipal do Peixe (22) 2644-4080 // 99999-5998

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

CREAS de Arraial do Cabo encaminha moradores em situação de rua para seus lares



Foi realizado no último mês, pela equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, o CREAS, a abordagem, planejamento e encaminhamento de moradores em situação de rua para sua cidade de origem. 

O casal Carlos (29) e Beatriz (31) (nomes fictícios), contaram com o empenho de todos os envolvidos na ação e, juntamente com o desejo de retornar, e a disponibilidade da família em recebê-los, para que se concretizasse o reencontro e volta a sua cidade natal. 

"É muito gratificante poder garantir que essas pessoas retornem para a segurança de seus lares. Nos bastidores dessa história, temos o trabalho, que exige muita dedicação, de uma equipe que não mede esforços para garantir que essas pessoas superem a situação que as fizeram chegar no CREAS, respeitando sempre o desejo de cada um e as etapas que precisam ser cumpridas na realização de um trabalho ético que respeite a Política Pública de Assistência Social", pontuou Sabriny Ferreira, coordenadora do CREAS de Arraial do Cabo. 

A psicóloga Taila Barbosa, que trabalhou no caso, completou dizendo que cada situação da vida dessas pessoas é marcada por um sofrimento de alguma forma e é importante a Assistência Social agir no sentido de não culpabilizar as escolhas e poder proporcionar a possibilidade de retificação e então a tomada de um novo caminho.

O CREAS é uma unidade pública da Política Nacional de Assistência Social em que são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados, um dos públicos atendidos é a população em situação de rua.

A equipe do CREAS trabalha para que as pessoas em situação de rua tenham acesso à rede de serviços, retirem sua documentação, sejam incluídas no Cadúnico para que tenham acesso aos benefícios oferecidos pelo governo. Quando há a possibilidade, é realizado um trabalho de estreitamento dos laços com seus familiares e possível retorno para seus lares. 

O trabalho visa sempre à autonomia e a superação da violação de direitos. As pessoas são incluídas no plano de acompanhamento no CREAS e são assistidas por orientadora social, psicóloga, assistente social e advogada. 

Os munícipes que tiverem conhecimento de alguém que esteja em situação de rua podem entrar em contato com o CREAS através do email: creas.arraialdocabo@gmail.com ou no endereço: Rua Oswaldo Cruz, 62, Centro. Desta forma, a população auxilia o equipamento no mapeamento dos lugares que as pessoas em situação de rua ficam.

ASCOM PMAC | Assistência Social
https://www.arraial.rj.gov.br/portal/noticias/0/3/585/CREAS-de-Arraial-do-Cabo-encaminha-moradores-em-situa%C3%A7%C3%A3o-de-rua-para-seus-lares

Fonte: ASCOM PMAC | Assistência Social

0 comentários:

- |