Pular para o conteúdo principal

Manoel Corrêa: criminalidade cresce diante da falta de investimentos em ações sociais e educação, diz especialista



O crescimento da criminalidade no bairro Manoel Corrêa, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, é motivo de preocupação tanto para quem mora na região quanto para especialistas que destacam a falta de investimentos em ações sociais e na educação.

O bairro que surgiu na década de 1970 é cenário frequente de ações policiais e de crimes, como o desaparecimento de vigias do Espírito Santo, que foram torturados e estão desaparecidos.

A realidade para quem vive no local é conviver com escolas e postos de saúde fechados, ônibus que deixam de circular dentro do bairro por falta de segurança e tiroteios constantes.


De agosto até agora, foram três policiais militares baleados e seis pessoas mortas. Segundo a Polícia Civil, a maioria das vítimas morreram em confrontos com a PM.

"Antes de você ter uma ação policial, que é importante, a gente tem que ter uma intervenção humana, isso tem que ficar marcado, o Manoel Corrêa precisa de mais investimentos em espaços culturais, espaços esportivos, em projetos", disse o mestre em geografia Luiz Felipe de Oliveira Gonçalves.

Para o especialista, que teve a cidade como tema da tese de dissertação de mestrado, é preciso que a educação funcione e que os equipamentos sociais funcionem dentro do bairro.

"E não é só uma questão do poder público, a sociedade também precisa abraçar essa ideia, porque é um problema social", destacou.

Segundo Luiz Felipe, o bairro, que já foi conhecido como "Favela do Lixo" está dentro do Parque Municipal das Dunas.

"Então o problema ali é social, ambiental, e acaba hoje gerando também essa questão de violência", afirmou o especialista.

Crescimento desordenado
Luiz Felipe disse ainda que o crescimento desordenado no bairro começou a partir de uma medida do prefeito Alair Correa, em 1983.

"A promessa de campanha dele era despejar para construir casas populares. A Prefeitura entra com 10 milhões de cruzeiros e paga 30% da mão de obra e o restante, entra pelo regime de mutirão, então as pessoas que ali viviam, começam a ajudar na construção das mais de 200 casas iniciais".

Diante disso, ele afirma que a Prefeitura não cria um mecanismo de fiscalização e controle dessa área.
"Cabo Frio começa a ter aumento na população, você já tem uma população em 1991 com quase 120 mil habitantes, começaram a vender mais espaços, ocupar mais áreas de preservação ambiental", destacou.
Projetos sociais


Projetos sociais dão assistência para crianças que vivem na comunidade — Foto: Reprodução/ Inter TV

Projetos sociais como o da Alessandra Cristy, "Falar menos e fazer mais", oferecem atividades para as crianças que vivem no Manoel Corrêa, além de distribuir sopa no local.

"A gente poderia fazer o evento dentro da comunidade, mas o interesse foi trazer essas crianças, tirar elas de lá, trazê-las para uma casa de festa para elas poderem ver um ambiente diferente do que estão acostumadas a ver lá", afirmou.

Fonte: g1.globo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.