Pular para o conteúdo principal

PATRULHA MECANIZADA ATENDE AGRICULTORES RURAIS DE SÃO PEDRO DA ALDEIA



Com foco no desenvolvimento da agricultura familiar, a Secretaria de Agricultura, Trabalho e Renda de São Pedro da Aldeia disponibiliza uma patrulha mecanizada para atender os produtores das comunidades rurais do município. O trabalho é realizado por meio de um conjunto de máquinas destinadas à prestação de serviços agrícolas, como recuperação de solos, limpeza, preparo de áreas para plantio, manutenção de estradas vicinais e drenagem comunitária. Para solicitar o apoio da patrulha, os agricultores aldeenses devem comparecer à Secretaria, preencher um cadastro e agendar o atendimento. A sede fica localizada no Horto Escola Artesanal, na Rodovia Amaral Peixoto, km 107, no bairro Balneário das Conchas. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.

O secretário da pasta, Dimas Tadeu, falou sobre a atuação da Patrulha Mecanizada. “Quando assumimos a Secretaria em 2013, nós estávamos apenas com um trator antigo, que colocamos para funcionar. Hoje nós conseguimos acoplar à patrulha um trator novo, uma grade niveladora, uma grade aradora, uma roçadeira, um sulcador, um arado e uma retroescavadeira, além dos equipamentos que a gente já tinha para atender a zona rural. O preparo do solo, com aração e gradagem, é o nosso carro-chefe, mas atendemos também na parte de manutenção de estradas, drenagem, obras comunitárias e no socorro em períodos de estiagem”, explicou.

O serviço com maquinário agrícola é destinado a pequenos e médios produtores do município. O objetivo é melhorar as condição das lavouras, estimular a produtividade e alavancar o desenvolvimento econômico da área rural. Somente este ano, foram atendidas mais de 50 propriedades rurais. Entre as comunidades já atendidas estão São Mateus, Retiro, Cruz, Pau Rachado, Sergeira, Boa Vista, Pau Ferro, Rua do Fogo e Alecrim. “A patrulha fica cerca de 15 dias a 20 dias nas localidades até concluir o serviço. Procuramos otimizar o trabalho, atacando bairro a bairro, de acordo com a demanda”, complementou Dimas.

Segundo o coordenador da Patrulha Mecanizada, Édson Lobo, o trabalho também representa uma economia para o produtor rural. “É um tipo de serviço que se fosse feito de forma particular seria um investimento alto para o produtor. Hoje, com a condição de assistência que a Prefeitura dá, a eficiência que a gente consegue trabalhar e os equipamentos que temos, o benefício é direto na produção rural dos agricultores”, disse.

Manoel Fernandes, do Assentamento Ademar Moreira, foi um dos produtores contemplados com o serviço este ano. “Essa parceria com a Prefeitura tem dado certo e tem ajudado muito nós, trabalhadores, a desenvolver a nossa atividade. Depois que a patrulha entra, a gente consegue plantar à vontade. Só na nossa propriedade, o maquinário já trabalhou em quase seis hectares de lavoura”, destacou o agricultor do bairro São Mateus, que tem plantações de aipim, limão, laranja, abóbora, milho e feijão, entre outros.

Para o agricultor familiar Lair Pereira, também da comunidade de São Mateus, a atuação do maquinário tem feito a diferença. “É um grande benefício porque ajuda muito na nossa parte financeira. Hoje o mercado não está fácil, com esse apoio da Prefeitura, a gente tem um gasto reduzido com a plantação e, lá na frente, sofremos menos na margem de lucro”, afirmou o produtor assentado. Somente na propriedade de Lair, foram cerca de 60 mil metros quadrados de área trabalhada pela patrulha, com tratamento, nivelamento e preparo do solo para plantios de produtos diversos, como quiabo, abóbora, aipim, milho e batata doce. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.