Pular para o conteúdo principal

COLUNA BANZO



LEI ÁUREA : CURTA E GROSSA!


A tão laureada Lei Aurea na verdade é uma Lei curta, talvez a mais curta de toda a nossa história, possui apenas dois artigos (primeiro que cria a abolição e o segundo que revoga as disposições contrárias).

E também se revelou uma Lei grossa, pois não contemplou aos libertos nenhum ressarcimento a quase um século de escravidão e também não compensou os ruralistas de suas perdas financeiras.

A Princesa Isabel foi incauta e, talvez mesmo bem intencionada, decretou uma catástrofe social em nosso país.

O HOMEM NEGRO NO BRASIL

Historicamente no Brasil o movimento abolicionista desenvolveu-se a reboque da Revolução Francesa e da Guerra Civil Norte Americana.

Em 1865 por intermédio da  13ª Emenda da Constituição dos EUA, foi extinta a escravidão naquele país e cerca de 10.000 afro-americanos foram contemplados com 40 acres de terra  e uma mula.

Em 1888, quase um século após a abolição da escravidão nos EUA, o Brasil decreta via Lei Áurea a libertação dos escravos. E cerca de um milhão de afrodescendentes foram catapultados a um mercado de trabalho que os segregavam e sem direito a nenhuma ação reparatória.  

No século seguinte continuamos a reboque dos EUA, e o movimento “Black Power” e a cultura “Black is Beautifull” pouco frutificaram por aqui. Ressalto culturalmente os expoentes Tony Tornado, Tim Maia e Gerson King Combo.

Malcolm X e Martin Luter King, ativistas afro americanos não reverberaram suas ideologias nos trópicos e apenas no fim do século XX, mais especificamente após o “Centenário da Abolição”(1988), que conseguimos consolidar algumas conquistas e consagrar algumas lideranças. 

Carlos Alberto de Oliveira (Caó), Deputado autor da Lei que criminaliza o racismo; Abdias Nascimento, militante e Senador da República; e o Senador Paulo Paim (PT-RS) que ainda nos orgulha, militando pelo exemplo e retidão de caráter.

O HOMEM NEGRO NO RIO DE JANEIRO

O Estado do Rio de Janeiro era a capital do Império na data da abolição da escravatura e sofreu os maiores efeitos sociais dessa catarse social.

A favelização de seu território e a escalada da violência causada pela desigualdade social, encontram resistência na efervescência cultural e na politização de nosso povo.

Agrupamentos culturais como “Farofa Carioca”, Melanina Carioca” e “Nós do Morro” se unem a ONGs como a CUFA (Central Única das Favelas) e formalizam contraponto ao crime organizado, milícias e facções.

O HOMEM NEGRO EM CABO FRIO

Cabo Frio a capital cultural  e referência econômica da região dos lagos, sofreu muito com todo o processo advindo abolicionista.

Com a decadência da indústria salineira e a inatividade da Álcalis, a questão social se agravou e as políticas de segurança dos últimos governadores se revelaram desastrosas.

A UPP migrou a violência e aumentou o risco social dos jovens negros da periferia da cidade.
Agora o Governador Wilson Witzel com sua política de segurança apresentou um fato novo para a nossa região: o enfrentamento!

Todo o fim de semana perdemos dois ou três jovens.

Homens, negros e com idade entre 16 e 28 anos.

Algo tem que ser feito.

É URGENTE!!!

TEMOS QUE USAR MAIS QUE A CONSCIÊNCIA!!!

TEMOS QUE USAR A NOSSA HUMANIDADE!!!

Marcos Chaves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.