Pular para o conteúdo principal

PREFEITURA ABRE SEMANA DA JUVENTUDE EM AÇÃO


A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Pesca, abriu, nesta segunda-feira (04), o ciclo de palestras da Semana da Juventude em Ação. A programação tem como público-alvo jovens estudantes do Ensino Médio e aborda temas da atualidade, como mercado de trabalho, profissões do futuro, as novas tecnologias, bullying, depressão, uso de drogas, doenças sexualmente transmissíveis e violência doméstica. As atividades seguem até a próxima sexta-feira (08), nos turnos da manhã e tarde, no auditório do Cine Estação.

“Teremos, durante a Semana, diversos temas voltados à Saúde, Defesa Civil, Psicologia, oportunidades de trabalho, problemas e soluções, as perspectivas futuras, entre outros assuntos bastante presentes na atualidade. Fizemos uma programação envolvendo várias escolas da rede pública estadual, com grupos diferentes a cada dia. O intuito é trazer os principais temas do mundo moderno, de uma forma consciente, com informação de qualidade e com um conteúdo que, realmente, vai dar aos nossos jovens uma segurança para viver nesses tempos que a gente vive, seja no ambiente social ou no campo de trabalho que ele vai escolher”, destacou o secretário de Agricultura, Trabalho e Pesca, Dimas Tadeu.

O primeiro dia de palestras abordou os temas “Desmistificando a Logística e a Internet das Coisas” e “Introdução ao Mercado de Trabalho e as Profissões do Futuro”. As apresentações foram conduzidas pelos alunos das turmas dos cursos de Auxiliar de Produção de Logística, do Programa Jovem Aprendiz, do SENAI, desenvolvido em São Pedro da Aldeia. O evento contou com a presença de estudantes do terceiro segmento do Colégio Estadual Doutor Feliciano Sodré.
Divididos em grupos, os jovens aprendizes abordaram parte do conteúdo programático desenvolvido em sala de aula, com o suporte do instrutor Celso Brasil. Entre as temáticas apresentadas na abertura da Semana, estiveram as principais áreas de atuação na área da Logística, mercado de trabalho, inovações tecnológicas, os impactos no ambiente corporativo, entre outros tópicos.

“É a primeira vez que participamos dessa Semana e, para nós, é muito gratificante. Os nossos jovens estão em um momento de parte prática do curso e a participação deles nesse evento só favorece todo o aprendizado que eles têm recebido, além de poder compartilhar o conhecimento adquirido. Vale ressaltar que dentro de São Pedro da Aldeia existe um Polo Logístico e os nossos aprendizes têm reforçado a importância desse curso para o público de jovens da região”, destacou Marcele Brito, pedagoga da Firjan/Senai Niterói, responsável pelas turmas na cidade.

Acompanhada por um grupo de alunos, a professora de Práticas Pedagógicas do Colégio Estadual Doutor Feliciano Sodré, Telma Barros, enalteceu a importância da participação dos alunos. “Além de cumprir carga horária para estágio dentro da minha disciplina, para os estudantes foi um momento de troca e de aquisição de novos conhecimentos, abrindo um leque para outras perspectivas que existem dentro da nossa cidade. Os alunos gostaram muito, a palestra foi bastante atrativa e bem dinâmica. Com certeza, tudo o que eles adquiriram aqui, eles estarão multiplicando depois”, destacou a docente.

A programação da Semana da Juventude em Ação inclui a abordagem dos temas A Tecnologia e as Profissões; Doenças Sexualmente Transmissíveis; Prevenção ao Suicídio e Automutilação; Bullying; Violência Doméstica (Lei Maria da Penha); Depressão e Transtornos de Ansiedade; Preconceito; e Mitos e Verdades sobre as Drogas.

A programação teve continuidade no período da tarde, com os temas “Introdução ao Mercado de Trabalho” e “As Profissões do Futuro”, com a participação dos alunos do Programa Jovem Aprendiz, do curso de Auxiliar de Operações Logísticas. O turno foi aberto pelo professor de Biologia Flávio Gomes, que contou um pouco da história do Horto Escola Municipal.

“A ideia surgiu com o objetivo de criar uma interação entre os estudantes da zona rural e da área urbana, com troca de conhecimentos e vivências, mais ou menos o que estamos fazendo aqui na Semana da Juventude”, explicou.

Para falar sobre o tema “Introdução ao Mercado de Trabalho”, o grupo de estudantes mostrou os principais obstáculos encontrados hoje pelos jovens e algumas maneiras de minimizar o problema.

O segundo grupo recorreu à exibição de filmes, como De volta para o futuro, com cenas que à época eram ficção, ma se tornaram realidade 30 anos depois. A abordagem mostrou como o jovem pode se preparar para a nova realidade de mercado.
Estiveram presentes no primeiro dia de palestras da Semana da Juventude em Ação a coordenadora de Qualificação Profissional da Sagat, Vanusa de Arruda, e o biólogo, Flávio Gomes.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA OFICIAL

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia informa que, na manhã desta terça-feira (24/11), a Secretaria Municipal de Saúde recebeu agentes da Polícia Federal (PF) e Controladoria-Geral da União (CGU) para inspecionar documentos e solicitar informações sobre uma empresa específica, que era alvo de investigação. Com tranquilidade, todos os documentos solicitados, que já tinham sido encontrados pelos agentes no Portal da Transparência do município, foram novamente apresentados. A empresa inspecionada participou do Pregão Presencial n° 004/2020, de 28/02/2020, que contou com a participação de 19 empresas, das quais, 13 venceram. Uma das vencedoras é alvo dessa investigação, com ata de registro de preço firmada no valor de R$ 115.237,00 para entrega de medicamentos. A Prefeitura esclarece que, ao contrário do que tem sido veiculado, a operação tem como alvo a empresa licitante, como desdobramento de outra investigação dos órgãos na região Norte Fluminense, e que não há indícios de fraude na licit

COLUNA BANZO

 O ESTADISTA A de história de Cabo Frio  marcada por grandes embates políticos, desde os primórdios tempos Liras e Jagunços davam o tom beligerante que forjaria a história de nossa terra amada. Essa cultura pelo contraditório e pela polarização causaram eisentraves políticos etu atrasaram em muito o desenvolvimento de Cabo Frio, que foi salva pela sua vocação turística e pelos royalties do petróleo. Testemunhei no fim do século passado, mais precisamente no fim dos anos 90, inesquecíveis embates políticos-filosóficos entre os então vereadores Jânio de Mendes e Amaury Valério. Esses embates recebiam "a partes" dos saudosos Acyr Rocha e Ayrres Bessa, e eram testemunhados e por muitas vezes corroborados por Antônio Carlos Trindade e Silas Bento. O nível dos embates eram altíssimos e caminhávamos para a formação de "Estadistas", políticos que despontaríam Estadual e Nacionalmente, potencializando o nome de Cabo Frio. Infelizmente isto não se repetiu nas legislaturas sub

Lei Aldir Blanc

Nesta segunda-feira (30), no Espaço Cultural Zanine, começou a entrega dos documentos exigidos e de assinaturas para os artistas habilitados para Lei Aldir Blanc, conforme publicado no Boletim Oficial nº 1.140, dos dias 26 de novembro a 27 de novembro de 2020. Esta etapa acontecerá de segunda a quarta-feira das 9h às 16h. Os artistas que tiverem suas inscrições não habilitadas poderão apresentar o recurso na mesma data e local. Após a quarta-feira (02/12), o Grupo Gestor da Lei Aldir Blanc fará a análise dos documentos e sairá a homologação para o recebimento do recurso destinado ao Inciso 2 da Lei nº 14.017, mais conhecida como Lei Aldir Blanc. Esta lei prevê auxílio financeiro ao setor cultural. A iniciativa busca apoiar profissionais da área que sofreram com os impactos das medidas de distanciamento social por causa da COVID-19. A legislação ficou conhecida como Lei Aldir Blanc, em homenagem ao escritor e compósitos que morreu em maio, vitima do novo coronavírus.