Pular para o conteúdo principal

PREFEITURA ABRE SEMANA DA JUVENTUDE EM AÇÃO


A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Pesca, abriu, nesta segunda-feira (04), o ciclo de palestras da Semana da Juventude em Ação. A programação tem como público-alvo jovens estudantes do Ensino Médio e aborda temas da atualidade, como mercado de trabalho, profissões do futuro, as novas tecnologias, bullying, depressão, uso de drogas, doenças sexualmente transmissíveis e violência doméstica. As atividades seguem até a próxima sexta-feira (08), nos turnos da manhã e tarde, no auditório do Cine Estação.

“Teremos, durante a Semana, diversos temas voltados à Saúde, Defesa Civil, Psicologia, oportunidades de trabalho, problemas e soluções, as perspectivas futuras, entre outros assuntos bastante presentes na atualidade. Fizemos uma programação envolvendo várias escolas da rede pública estadual, com grupos diferentes a cada dia. O intuito é trazer os principais temas do mundo moderno, de uma forma consciente, com informação de qualidade e com um conteúdo que, realmente, vai dar aos nossos jovens uma segurança para viver nesses tempos que a gente vive, seja no ambiente social ou no campo de trabalho que ele vai escolher”, destacou o secretário de Agricultura, Trabalho e Pesca, Dimas Tadeu.

O primeiro dia de palestras abordou os temas “Desmistificando a Logística e a Internet das Coisas” e “Introdução ao Mercado de Trabalho e as Profissões do Futuro”. As apresentações foram conduzidas pelos alunos das turmas dos cursos de Auxiliar de Produção de Logística, do Programa Jovem Aprendiz, do SENAI, desenvolvido em São Pedro da Aldeia. O evento contou com a presença de estudantes do terceiro segmento do Colégio Estadual Doutor Feliciano Sodré.
Divididos em grupos, os jovens aprendizes abordaram parte do conteúdo programático desenvolvido em sala de aula, com o suporte do instrutor Celso Brasil. Entre as temáticas apresentadas na abertura da Semana, estiveram as principais áreas de atuação na área da Logística, mercado de trabalho, inovações tecnológicas, os impactos no ambiente corporativo, entre outros tópicos.

“É a primeira vez que participamos dessa Semana e, para nós, é muito gratificante. Os nossos jovens estão em um momento de parte prática do curso e a participação deles nesse evento só favorece todo o aprendizado que eles têm recebido, além de poder compartilhar o conhecimento adquirido. Vale ressaltar que dentro de São Pedro da Aldeia existe um Polo Logístico e os nossos aprendizes têm reforçado a importância desse curso para o público de jovens da região”, destacou Marcele Brito, pedagoga da Firjan/Senai Niterói, responsável pelas turmas na cidade.

Acompanhada por um grupo de alunos, a professora de Práticas Pedagógicas do Colégio Estadual Doutor Feliciano Sodré, Telma Barros, enalteceu a importância da participação dos alunos. “Além de cumprir carga horária para estágio dentro da minha disciplina, para os estudantes foi um momento de troca e de aquisição de novos conhecimentos, abrindo um leque para outras perspectivas que existem dentro da nossa cidade. Os alunos gostaram muito, a palestra foi bastante atrativa e bem dinâmica. Com certeza, tudo o que eles adquiriram aqui, eles estarão multiplicando depois”, destacou a docente.

A programação da Semana da Juventude em Ação inclui a abordagem dos temas A Tecnologia e as Profissões; Doenças Sexualmente Transmissíveis; Prevenção ao Suicídio e Automutilação; Bullying; Violência Doméstica (Lei Maria da Penha); Depressão e Transtornos de Ansiedade; Preconceito; e Mitos e Verdades sobre as Drogas.

A programação teve continuidade no período da tarde, com os temas “Introdução ao Mercado de Trabalho” e “As Profissões do Futuro”, com a participação dos alunos do Programa Jovem Aprendiz, do curso de Auxiliar de Operações Logísticas. O turno foi aberto pelo professor de Biologia Flávio Gomes, que contou um pouco da história do Horto Escola Municipal.

“A ideia surgiu com o objetivo de criar uma interação entre os estudantes da zona rural e da área urbana, com troca de conhecimentos e vivências, mais ou menos o que estamos fazendo aqui na Semana da Juventude”, explicou.

Para falar sobre o tema “Introdução ao Mercado de Trabalho”, o grupo de estudantes mostrou os principais obstáculos encontrados hoje pelos jovens e algumas maneiras de minimizar o problema.

O segundo grupo recorreu à exibição de filmes, como De volta para o futuro, com cenas que à época eram ficção, ma se tornaram realidade 30 anos depois. A abordagem mostrou como o jovem pode se preparar para a nova realidade de mercado.
Estiveram presentes no primeiro dia de palestras da Semana da Juventude em Ação a coordenadora de Qualificação Profissional da Sagat, Vanusa de Arruda, e o biólogo, Flávio Gomes.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.