A Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia, por meio da
Coordenadoria-geral de Políticas Pedagógicas, realizou a entrega da Proposta
Curricular 2020 para as unidades escolares aldeenses. O documento foi entregue
em CD aos supervisores pedagógicos, à equipe diretiva das escolas e aos
coordenadores de segmentos da SEMED. A iniciativa foi conduzida pela
coordenação de Avaliações Externas e Currículos.
Segundo a coordenadora-geral de Políticas Pedagógicas, Elizangela
Regueira, ao longo do ano letivo de 2019, as propostas curriculares de cada
segmento foram construídas e alteradas ao longo do ano letivo, pelos formadores
e coordenadores de área, juntamente com os professores, nos encontros de
formação ofertados no CEFOR. “Todas as propostas estão atualizadas seguindo as normas
da BNCC. Vamos enviar as propostas curriculares para que as equipes diretivas e
de assessoramento pedagógico se organizem e façam o planejamento antecipado
para iniciar o ano letivo de 2020”, destacou.
A proposta foi baseada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no
documento curricular do Rio de Janeiro, já homologado, e nas habilidades
próprias do município de São Pedro da Aldeia. Os professores vão iniciar as aulas
já com as propostas para trabalharem durante todo o ano letivo.
A coordenadora de Avaliações Externas e Currículos, Carmensita Faria,
destacou a construção das propostas, que teve a colaboração dos docentes, feita
de acordo com a estrutura da BNCC. “Todas as alterações e contribuições, os
professores puderam participar, pois nas formações tiveram essa oportunidade de
colaborar. A nossa coordenação de Avaliações e Currículos fez a formatação,
analisou, corrigiu e conferiu todas as habilidades. Produzimos os arquivos e as
escolas estão recebendo, ainda em 2019, as propostas de todos os segmentos para
o ano letivo de 2020”, disse.
Já a outra coordenadora do setor, Ruth Mothé, afirmou que a participação
dos professores foi ótima nesta construção. “A proposta está pronta, sendo
entregue, mas não quer dizer que ela não pode ser alterada ou acrescentada
pelas equipes das escolas. Não pode tirar o que está lá, pois é o básico, mas
havendo necessidade, pode acrescentar”, explicou.
A Coordenação de Avaliações Externas e Currículos e os demais
coordenadores de segmentos participaram de vários seminários e palestras sobre
a BNCC para se apropriar desse documento e promover os debates e formações do
município para alteração da proposta.
“Quando os professores retornarem, já estarão com as proposta prontas
nas escolas para começarem seus planejamentos em cima delas, mas isso não
impede que as unidades tracem estratégias nessas habilidades e nos Campos de
Experiências para melhorar ainda mais a vida do aluno”, comentou a coordenadora
de Educação Infantil, Alessandra Lira.
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