Pular para o conteúdo principal

Blocos de Cabo Frio se preparam para a folia


Falta uma semana para começar a folia e a expectativa para o Carnaval 2020 em Cabo Frio só aumenta. Enquanto os apaixonados por blocos de arrastão aguardam ansiosos para brincar a folia, por outro lado os organizadores se preparam para não decepcionar e levar muita alegria e diversão para as ruas. Entre os recreativos que estão aquecendo os tamborins estão os blocos Costa Azul e Rabo do Foguete. Conheça um pouco da história dessas duas agremiações tradicionalíssima no município.
Bloco Costa Azul
A história do “Bloco Costa Azul” começou em 1970 com a formação da Banda do Costa Azul, que era parte da programação dos cinco bailes de Carnaval realizados na sede social do Iate Clube. Os membros da banda “desfilavam no alto de um caminhão decorado com o tema do Carnaval, com fantasias alusivas, uma rainha e mais dez princesas, acompanhadas por um trio elétrico que amplificava o som da bateria formada por componentes do bloco da Gamboa”, contou diretor financeiro, Ademar Moesia.
Ainda de acordo com Ademar, os foliões da própria cidade e turistas nacionais e internacionais recebiam gratuitamente fantasias alusivas aos temas de cada ano (Carnaval Pirata, no Havaí, nas Galáxia, entre outros), com o tempo elas foram substituídas por abadás. Na década de 90, componentes da Escola de Samba Grande Rio, do Grupo Especial do Rio de Janeiro, passaram a fazer parte da banda, abrilhantava o bloco, que teve seu ponto ápice com a presença do grande carnavalesco Joãozinho Trinta. A agremiação tem as cores azul e branco.
Depois de 14 anos, o Bloco Costa Azul volta a desfilar pelas ruas da cidade no sábado (22). A concentração será na sede do clube, às margens do Canal do Itajuru, das 10h às 14h com DJ´s e Banda Rabuja embalando a alegria. Os foliões seguirão a pé, no sentido contrário, pela Ponte Feliciano Sodré para encontrar o trio elétrico que estará estacionado na Rua Jonas Garcia. Dali, o trio embalado pela bateria nota dez a Escola de Samba Beija Flor de Nilópolis segue em direção ao Centro da cidade para Igreja Matriz, na Praça Porto Rocha.
O bloco entra pela Rua 13 de Novembro e desce até o Colégio Estadual Miguel Couto. A Beija Flor de Nilópolis levará clássicos dos sambas que marcaram época no carnaval brasileiro. A expectativa da organização é de atrair no mínimo dez mil pessoas até o final do desfile quando chega na Praia do Forte. A folia vai até 18h.
“É com muita alegria, que vamos colocar, mais uma vez, o Bloco Costa Azul, para desfilar em pleno sábado de Carnaval anunciando a alegria, descontração e a tradição do carnaval em Cabo Frio”, disse o Comodoro Marcos Tavares.
Bloco Rabo do Foguete
Nascido na década de 60, ainda na formação do bairro, o Bloco Rabo do Foguete foi fundado para atender os foliões que não podiam brincar o Carnaval por causa do trabalho. Ele desfilava na quarta-feira de cinzas e, atualmente, na segunda-feira de Carnaval.
“Uma característica importante do bloco é a valorização da mulher que sempre são homenageadas nos sambas enredos por ser destacarem nas ações sociais para o fortalecimento do bloco tendo os nomes estampados nas camisas”, explicou o presidente do bloco, João Félix.
As cores do recreativo são laranja, azul e amarelo. O bloco sai na segunda-feira (24), das 14h às 18h. A concentração é na Rua das Estrelas e desfila Rua das Estrelas, Rua da Restinga, retornando para Rua das Estrelas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.