LEAL PORTO TELECOM

LEAL PORTO TELECOM

RESTAURANTE DA PONTE

RESTAURANTE DA PONTE
"O lugar certo de comer peixe" - Em cima do Mercado Municipal do Peixe (22) 2644-4080 // 99999-5998

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Prefeitura participa de debate sobre a Laguna de Araruama


O secretário de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira, participou nesta quarta-feira (19) de um debate sobre a priorização de locais para a dragagem da Laguna de Araruama. O objetivo é melhorar a renovação e as condições naturais do espelho d’água.
Técnicos e coordenadores da pasta também estiveram no evento, organizado pela Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Foram debatidos temas como o monitoramento ambiental e a balneabilidade da Laguna, o licenciamento ambiental dos projetos de recuperação e engorda da praia na Laguna de Araruama e a apresentação do projeto de dragagem e recuperação do sistema lagunar de Araruama e do Canal do Itajuru.
O Instituto Estadual de Ambiente (Inea) está em fase de contratação da empresa que realizará a dragagem da Laguna de Araruama e a previsão é de que a ação inicie pelo trecho do Canal do Itajuru em até seis meses.
Durante o encontro, foi feita uma avaliação deste processo de contratação, além da definição de pontos prioritários como a entrada da Boca da Barra, na Ilha do Japonês, próximo à Ponte Feliciano Sodré e um canal grande que será aberto do Dormitório das Garças até uma enseada grande. Foram discutidas ainda as inclusões de outros pontos para dragagem, sugeridos pela sociedade civil.
“É uma ação que já está muito bem encaminhada, inclusive com a definição dos locais onde o material retirado será depositado. Falta apenas definir as licenças ambientais para que esse material retirado do leito possa ser usado no aumento da faixa de areia de algumas praias. Acredito que estamos mais perto do que nunca de resolver um problema antigo e trazer as soluções que a sociedade tanto reivindica em relação a Laguna de Araruama e ao Canal Itajuru”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira.


0 comentários:

- |