Pular para o conteúdo principal

PLANTIO DE ÁRVORE E DOAÇÃO DE MÁSCARA MARCAM DIA DO MEIO AMBIENTE ALDEENSE


Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho e, para incentivar o cuidado com a natureza e a educação ambiental em meio à pandemia de coronavírus, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia convoca a população a aderir à campanha de plantio de árvores nativas. Entre os dias 5 a 10 de junho, o Horto Escola Artesanal, localizado na Rodovia Amaral Peixoto, km 107, no bairro Balneário das Conchas, vai distribuir mudas de forma gratuita, com limite de duas unidades por pessoa. As 100 primeiras mudas entregues terão ainda um bônus: serão acompanhadas por uma máscara de proteção facial. Clique AQUI e confira o regulamento.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre as secretarias de Meio Ambiente, Lagoa e Saneamento e de Agricultura, Trabalho e Pesca. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Luciano Pinto, a proposta é motivar os cidadãos a adotarem boas práticas ambientais. “Este ano, devido à pandemia do COVID-19, nós não podemos promover eventos coletivos nas comunidades e escolas como costumávamos faze. Então, lançamos essa campanha, aliada ao uso da máscara de proteção, para que todo cidadão se sinta motivado a preservar o planeta e a vida humana, diminuindo as possibilidades de propagação do coronavírus e combatendo essa pandemia com pequenas ações que farão a diferença no futuro”, disse.

EVITE O FIM. PRESERVE O MEIO!

O cuidado com o meio ambiente não requer medidas drásticas. No entanto, assim como a contenção da pandemia do COVID-19, a preservação ambiental e a economia dos recursos naturais também dependem da conscientização coletiva e de mudança no comportamento social. Pequenas ações individuais no dia a dia já fazem a diferença, como o descarte correto do lixo e a redução do consumo de água e de energia elétrica, por exemplo.

“Toda ação humana impacta diretamente na qualidade ambiental. Prova disso são os efeitos positivos que o isolamento social e a diminuição das atividades industriais estão produzindo sobre o meio ambiente. O resultado tem sido percebido seja no ar mais puro até na lagoa mais clara e limpa. Isso mostra que precisamos repensar os nossos hábitos e a nossa rotina. Não podemos deixar que essa fase de recuperação seja provisória, essa preocupação precisa ser permanente”, enfatizou o biólogo da Secretaria de Agricultura, Flávio Gomes.

PLANTAR PARA PRESERVAR

Além de ser uma atividade prazerosa, plantar uma árvore ainda é uma das alternativas mais simples para se reverter os impactos ambientais causados pelo ser humano. Além de cumprir uma função estética, as árvores produzem inúmeros benefícios ecológicos para o ecossistema urbano.
Entre os efeitos vantajosos apontados por especialistas estão o papel preponderante das árvores para um maior conforto térmico e absorção da radiação solar, melhoria da qualidade do ar, sombreamento, a influência no ciclo da água e proteção do solo, além dos aspectos psicológicos para a saúde das pessoas, como o aumento da sensação de bem-estar e redução do estresse.

“As árvores melhoram a permeabilidade e as condições do solo, permitindo a entrada de organismos benéficos e criando uma fonte de abrigo e alimento para a fauna. Elas também influenciam no equilíbrio climático, atuando na regularização da temperatura e na umidade relativa do ar”, disse Flávio.

HORTO MUNICIPAL

Com aproximadamente 20 mil metros quadrados de área verde, o Horto Escola Artesanal de São Pedro da Aldeia é o mais importante da região em termos de produção de mudas de Mata Atlântica. Baseada em técnicas de cultivo orgânico, a unidade produz, anualmente, cerca de 30 mil mudas diversas, principalmente árvores frutíferas, exóticas, nativas e até ameaçadas de extinção, como a Grumixama, Guaquica e Araçá. O maior volume de produção é de espécies nativas com potencial paisagístico, como Aroeira, Pau-Brasil, Sibipiruna, Pau-Ferro, Pata-de-Vaca, Painera, Oiti, Jequitibá e Ipês de modo geral, entre outras.

O espaço mantém um projeto permanente de doação de mudas com prioridade para escolas, produtores rurais, instituições sociais, empresas, igrejas e associações de moradores. “Por mês, realizamos em média a distribuição de 3 a 4 mil mudas do nosso estoque, atendendo a necessidades de recomposição paisagística, mas também de recuperação de áreas degradadas e revitalização de espaços públicos”, destacou o secretário de Agricultura, Trabalho e Pesca, Dimas Tadeu.

Paralelamente, o Horto Escola promove cursos, oficinas e palestras abertas à população, além de visitações guiadas com grupos escolares. As atividades têm como foco a educação em sustentabilidade, reciclagem, reaproveitamento de materiais, implantação de hortas agroecológicas e o resgate das memórias afetivas e das tradições do campo.

O QUE PLANTAR?

Para o plantio em pequenos espaços, o secretário de Agricultura, biólogo e técnico agrícola, Dimas Tadeu, recomenda árvores ou plantas arbustivas de menor porte. “Nós temos aqui plantas de pleno sol, meia sombra e plantas que se adaptam a diferentes ambientes. É preciso cuidado com as árvores que têm um sistema radicular muito agressivo porque podem causar problemas futuros se forem plantadas próximo a casas ou calçadas, por exemplo. Indicamos plantas de porte médio e de fácil cultivo, como ipês, palmeiras fênix, dracenas, clúsias, além da ora-pro-nobis, bouganville e murtas que são ideais também para a ornamentação e construção de cercas vivas”, ressaltou.
Entre as opções frutíferas produzidas pelo Horto estão Noni, Abiu, Jambo e Castanheira. “São árvores recomendadas para se ter em casa até para consumo de seus frutos, que são importantes para a manutenção da saúde”, destacou Dimas. O espaço também produz plantas medicinais de uso consagrado, como hortelã pimenta, capim limão, citronela, guaco e erva cidreira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.