Pular para o conteúdo principal

PREVISPA AJUSTA ALÍQUOTA DE CONTRIBUIÇÃO DO SERVIDOR


Atendendo à determinação da Emenda Constitucional nº 103/2019, que trata da Reforma da Previdência no Brasil, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia enviou à Câmara Municipal o Projeto de Lei que ajusta a alíquota de contribuição do servidor municipal de 11% para 14%.



Prezando pela transparência e para evitar especulações e veiculação de informações equivocadas, o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município (Previspa) esclarece que a Emenda Constitucional oferece aos entes duas modalidades de cobrança de alíquota, uma fixa de 14% ou uma tabela progressiva. Após um estudo atuarial, necessário para dar suporte a qualquer ação que gere impacto previdenciário, foi constatado que o modelo de tabela progressiva da União, que começa com alíquota de 7,5%, não atende a realidade de São Pedro da Aldeia devido aos níveis salariais da Prefeitura.


A alíquota única de 14% foi a melhor forma que o Executivo encontrou, com base no estudo atuarial, para não prejudicar os servidores. Aplicar em São Pedro da Aldeia a tabela da União, iniciando com alíquota de 7,5%, resultaria na inconstitucionalidade da Lei Municipal, que não teria aderência no Ministério da Previdência. Além de perder o Certificado de Regularidade Previdenciária, São Pedro da Aldeia poderia perder recursos por não estar em dia com as suas obrigações previdenciárias.
O diretor-superintendente do Previspa, Mário César Cordeiro Pereira, explica que, devido a Prefeitura não contemplar categorias em nível salarial de 10 ou 20 mil reais, não é possível alcançar a média de 14%, prevista na Emenda, utilizando a  tabela progressiva da União.  “Essa tabela progressiva é interessante se você tem a possibilidade de usar todas as categorias contempladas em nível de salário. Com pessoas que ganham salários altos é possível, realmente, diluir esse aumento. Essa não é a realidade do município. Não há na Prefeitura salários, em sua maioria, superiores a cinco mil reais; as últimas faixas da tabela progressiva da União não contemplam ninguém”, explica Mário.
O estudo atuarial realizado para adequar a atual alíquota ao valor indicado na Emenda Constitucional apontou que, caso a tabela progressiva do regime da União seja aplicada em São Pedro da Aldeia, a alíquota efetiva do município ficará em 8,84%. Muito abaixo de 14%, o que contraria a Emenda Constitucional em questão (Art. 9º § 4º). Por isso, caso a tabela progressiva fosse aplicada na Prefeitura Municipal, ela teria que iniciar com uma alíquota de 13,5% e terminaria, aproximadamente, com 18%.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.