Pular para o conteúdo principal

ALDEENSES TRANSFORMAM ÁREAS DE LIXO EM JARDINS



Rua Nicanor Pereira dos Santos, no Balneário das Conchas

Foto: Renato Fulgoni





Enquanto parte da população de São Pedro da Aldeia insiste em descartar indevidamente toneladas de lixo, entulhos e móveis velhos nas ruas, alguns moradores resgatam o espírito de cidadania e mostram que é possível transformar uma área de lixo em um bonito jardim. A iniciativa, que conta com a parceria da Prefeitura, além de deixar a cidade mais limpa, a torna também mais bonita, oferecendo mais saúde e bem-estar a todos.

O trabalho diário realizado pela equipe de Serviços Públicos nos bairros da cidade, com recolhimento de entulhos, galhos, capina, roçagem e varrição despertou em alguns cidadãos o desejo de manter tudo limpo perto de suas casas. Algumas pessoas optam por colocar placas e pintar muros pedindo que que não se jogue mais lixo naquele local. Outros vão além, aproveitam a oportunidade para formar um jardim. Nesse caso, além da limpeza, a Prefeitura auxilia com a doação de mudas e o plantio.

O secretário de Serviços Públicos, Elson Pires, explica que a ideia de transformar esses pontos em jardins surgiu da necessidade de conscientizar os moradores sobre o descarte irregular e desordenado de resíduos. “Começamos uma campanha pequena, mas que está avançando cada dia mais. Nós transportamos o material para onde for e ajudamos a fazer o jardim. O que pedimos é que os moradores não joguem mais lixo e que cuidem desse local, essa é a participação da comunidade. Iniciamos esse trabalho próximo à Secretaria e fomos nos aprimorando”, explica.

PARQUE DOIS MENINOS DÁ O EXEMPLO

Sobram bons exemplos no Parque Dois Meninos. No bairro, há moradores que decidem construir o jardim por iniciativa própria, como na Rua Pompeu de Albuquerque, e há aqueles que estão cuidando dos jardins criados pela Secretaria Municipal. Na Rua Anjo Gabriel, existem três trechos revitalizados.
O objetivo é criar uma cultura diferente, de cuidado e responsabilidade compartilhada. Os espaços, que antes eram pontos de acúmulos de lixo, receberam uma nova aparência e já registram mudança de comportamento em relação ao descarte indevido.

Morador da Rua Anjo Gabriel, João Ramos comenta que um dos trechos antes da revitalização era repleto de lixo, que acabava espalhado por animais. Ele conta que era difícil transitar pelo espaço. “Ficou bonito do jeito que está agora, ninguém coloca mais as bolsinhas de lixo aqui desde que virou jardim, todos estão respeitando”, disse.

Em outro trecho da via, Landir Negreiro ajuda a manter em ordem o pequeno jardim em frente à sua casa, feito ao lado da nora, e o canteiro construído pela Secretaria de Serviços Públicos. A senhora, que mora no local há 25 anos, é incansável na luta contra o acúmulo indevido de lixo, que, além da sujeira, atrai outros animais. “Fui ao Horto Municipal pegar algumas plantinhas, daquelas que fazem sombra quando crescem, mas elas sumiram depois de um tempo. Vou lá de novo para plantar mais uma vez, merecemos ter um espaço limpo aqui. Antes era uma bagunça, mas, com cada um fazendo a sua parte, aos poucos está melhorando”, ressalta.

CUIDADO NO BALNEÁRIO

A Rua Seis, no Balneário das Conchas, que recebeu recentemente serviços de recapeamento e uma nova sinalização viária, também possui o seu jardim. Em parceria com a iniciativa privada e os moradores que ajudam a manter o espaço, pneus ornamentados foram transformados e instalados em trechos estratégicos da calçada para coibir o acúmulo de lixo.
Já na Rua Nicanor Pereira dos Santos há um espaço que chama atenção de quem passa. O local era usado como um “lixão” antes de receber os cuidados de Eduardo Silva, que também vai ajudar a manter o pequeno jardim que a Secretaria de Serviços Públicos criará em breve em um trecho da Estrada da Torre.

A ideia de criar um refúgio no entorno de seu quiosque surgiu com a necessidade de superar o sofrimento decorrente da perda do pai. “Muitas vezes as pessoas colocam a responsabilidade no serviço público, que tem sim essa função e deve fazer, mas os cidadãos também têm que fazer a sua parte: plantar uma flor, tirar o lixo ou, pelo menos, não jogar esse lixo nos lugares públicos. Isso não isenta a responsabilidade dos nossos representantes. Muitos preferem fazer sua crítica do que fazer sua parte”, afirma Eduardo.

RESPEITO AOS HORÁRIOS DE COLETA

Não respeitar o horário e os dias da coleta de lixo no município pode gerar acúmulo de resíduos e formar um ponto de descarte irregular. Por esse motivo, é importante que a população auxilie a equipe municipal e fique atenta ao cronograma de recolhimento, disponível no site da Prefeitura, que informa os dias em que os caminhões compactadores e o caminhão carroceria coletam o lixo em cada bairro aldeense.

Foi pensando nisso e em facilitar o trabalho dos coletores de lixo, que Joaquim Fernandes, morador do Vinhateiro, criou uma espécie de depósito para os moradores descartarem seus resíduos. O espaço é sinalizado por uma placa criada por Joaquim, que informa os dias, melhor horário e a forma correta de descarte. “Quando o coletor vem recolher os lixos das casas, ele acumula na esquina para facilitar o trabalho do caminhão. Pensando nisso, fiz esse espaço para que os sacos não fiquem expostos a animais, como cachorro, cavalo e urubu. As pessoas vêm de manhã cedinho, depositam o lixo aqui, o profissional já coloca no caminhão e eles seguem para o próximo local”, explica.

COMO CRIAR O SEU JARDIM

O morador que tiver interesse em transformar em jardim os pontos de despejo indevido de lixo próximos a sua residência deve procurar a Secretaria de Serviços Públicos. O contato pode ser feito por telefone, no número (22) 2627 7055, ou diretamente na sede da Secretaria, localizada na Rua Leci Pereira de Souza, nº 8, no Balneário das Conchas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.