Pular para o conteúdo principal

Pesquisadores do Rio desenvolvem composto orgânico que mata coronavírus em tecidos



Composto orgânico aplicado em tecido se mostra eficaz para para eliminar o coronavírus; fórmula é mantida em segredo pelos pesquisadores do Senai — Foto: TV Globo

Pesquisadores do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil do Senai, no Rio de Janeiro, desenvolveram um composto orgânico que, quando é aplicado em tecidos, mata partículas do coronavírus. Além de eficaz, o produto tem baixo custo de produção.

O composto é desenvolvido no laboratório localizado no Fundão, na Ilha do Governador, Zona Norte da capital. Desde março, equipes de médicos, microbiologistas, engenheiros têxteis, de materiais e químicos vêm trabalhando no produto.

Os pesquisadores testaram a fórmula em dois tecidos: poliamida e poliéster. O composto orgânico é colocado em contato com os panos, que são aquecidos a 120°C. Dessa forma, o produto fica retido nos tecidos.

Depois desse processo, os testes comprovaram que partículas de coronavírus que entram em contato com a poliamida e poliéster são mortas em um minuto.

“Você coloca a mão na máscara, depois coloca a mão na superfície e isso aí acaba, na verdade, favorecendo, deixando o usuário mais seguro, e o ambiente”, apontou Adriano Passos, que é coordenador da plataforma de fibras do Instituto Senai de Inovação em Biossintéticos e Fibras.

Outro pesquisador envolvido no projeto enfatizou que o composto passou por testes com padrões internacionais para comprovar sua eficácia.

“Nós seguimos toda uma norma internacional, ISO, que é mundialmente utilizada para essa finalidade, e esse químico ele inativou, teve a nota máxima de inativação [do coronavírus]”, disse Raphael Bergamini.

A fórmula é mantida sob segredo pelos pesquisadores, mas eles adiantam que o custo do material é baixo e, portanto, sua produção é barata. A pesquisa foi feita em parceria com uma empresa têxtil que será a primeira a usar a técnica.

Agora, os pesquisadores pretendem descobrir depois de quantas lavagens o composto orgânico continua matando o vírus nos tecidos com eficiência.

“Os próximos passos são nós avaliarmos essa questão da lavagem, da durabilidade desse químico na lavagem, caso ele não demonstre uma boa resistência à lavagem, nós vamos trabalhar em cima disso, para viabilizar isso. Mas, mesmo assim, ele já pode ser usado em diversos tipos de materiais que não precisam, que não necessitam de resistência à lavagem”, explicou Bergamini.

A expectativa dos pesquisadores é colocar tudo em prática já nas próximas semanas. Num primeiro momento, vão ser confeccionados aventais, máscaras e pijamas cirúrgicos. O primeiro lote vai ser doado para hospitais e asilos. Mas, o potencial do estudo desenvolvido é ainda maior.

“Você ao entrar num transporte, seja ele um avião, ou até mesmo um táxi, e tudo mais, a pessoa pode estar colocando uma capa, essa capa pode estar funcionalizada com esse químico e vai garantir que vai estar inibindo caso a pessoa ou o ambiente esteja contaminado com o vírus da Covid”, ressaltou o coordenador da pesquisa, Adriano Passos.

Fonte: g1.globo.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

SÁBADO É DIA DE REUNIÃO DE PAIS E RESPONSÁVEIS NA TURMA DO SÍTIO.

Tudo está sendo preparado com muito carinho pela equipe da Turma do Sítio. Afinal, neste sábado , dia 26 de março, os pais e responsáveis das 350 crianças e jovens que participam do projeto em São Jacinto, na área rural de Cabo Frio, têm um encontro marcado: a reunião para conversar sobre as atividades do projeto e como os alunos estão se dedicando à proposta pedagógica. -“Estamos organizando uma tarde muito especial, queremos ouvir as sugestões da comunidade e aprimorarmos cada vez mais o nosso trabalho”, disse a gerente de projetos, Vânia Fialho. Neste sábado, os pais e responsáveis também vão poder participar de palestras sobre higiene pessoal e higiene de alimentos. Profissionais foram convidados para dar algumas dicas e ajudar na melhoria da qualidade de vida na comunidade. A nutricionista Olívia Novellino confirmou presença. A direção da Turma do Sítio está preparando kits de higiene pessoal e doméstica para sortear na reunião. A clínica odontológica Ortho

Alexandre o Grande. Por João Gomes

A história nos fala de um grande guerreiro, conquistador, desbravador um grande líder macedônio, chamado Alexandre. Muito a frente de sua época marcou territórios e rompeu barreiras e fronteiras em nome do seu povo. Em Cabo Frio temos bons Alexandres, porém, um deles que foi eleito em 2004, mas se quer chegou aos 600 votos em 2008. Muito ligado ao grupo de Alair, resolveu procurar uma nova liderança. Até ai tudo bem, mas bastou a derrota no TRE dos embargos de declaração para que o ex-edil, começasse a procurar lideranças ligadas a Delma oferecendo dinheiro para trabalhar para seu candidato, com a desculpa que o próximo prefeito de Cabo Frio seria outro. O impressionante é que a abordagem do sujeito beira as facetas da loucura. Hoje por exemplo, recebi o comunicado de um amigo que se disse impressionado chegando a indagar se tivemos problemas particulares entre nós. Ora, respondi a esse rapaz que vem colaborando, que nada tinha contra esse sujeito, todavia me assustava o fato de há