Pular para o conteúdo principal

Pesquisadores do Rio desenvolvem composto orgânico que mata coronavírus em tecidos



Composto orgânico aplicado em tecido se mostra eficaz para para eliminar o coronavírus; fórmula é mantida em segredo pelos pesquisadores do Senai — Foto: TV Globo

Pesquisadores do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil do Senai, no Rio de Janeiro, desenvolveram um composto orgânico que, quando é aplicado em tecidos, mata partículas do coronavírus. Além de eficaz, o produto tem baixo custo de produção.

O composto é desenvolvido no laboratório localizado no Fundão, na Ilha do Governador, Zona Norte da capital. Desde março, equipes de médicos, microbiologistas, engenheiros têxteis, de materiais e químicos vêm trabalhando no produto.

Os pesquisadores testaram a fórmula em dois tecidos: poliamida e poliéster. O composto orgânico é colocado em contato com os panos, que são aquecidos a 120°C. Dessa forma, o produto fica retido nos tecidos.

Depois desse processo, os testes comprovaram que partículas de coronavírus que entram em contato com a poliamida e poliéster são mortas em um minuto.

“Você coloca a mão na máscara, depois coloca a mão na superfície e isso aí acaba, na verdade, favorecendo, deixando o usuário mais seguro, e o ambiente”, apontou Adriano Passos, que é coordenador da plataforma de fibras do Instituto Senai de Inovação em Biossintéticos e Fibras.

Outro pesquisador envolvido no projeto enfatizou que o composto passou por testes com padrões internacionais para comprovar sua eficácia.

“Nós seguimos toda uma norma internacional, ISO, que é mundialmente utilizada para essa finalidade, e esse químico ele inativou, teve a nota máxima de inativação [do coronavírus]”, disse Raphael Bergamini.

A fórmula é mantida sob segredo pelos pesquisadores, mas eles adiantam que o custo do material é baixo e, portanto, sua produção é barata. A pesquisa foi feita em parceria com uma empresa têxtil que será a primeira a usar a técnica.

Agora, os pesquisadores pretendem descobrir depois de quantas lavagens o composto orgânico continua matando o vírus nos tecidos com eficiência.

“Os próximos passos são nós avaliarmos essa questão da lavagem, da durabilidade desse químico na lavagem, caso ele não demonstre uma boa resistência à lavagem, nós vamos trabalhar em cima disso, para viabilizar isso. Mas, mesmo assim, ele já pode ser usado em diversos tipos de materiais que não precisam, que não necessitam de resistência à lavagem”, explicou Bergamini.

A expectativa dos pesquisadores é colocar tudo em prática já nas próximas semanas. Num primeiro momento, vão ser confeccionados aventais, máscaras e pijamas cirúrgicos. O primeiro lote vai ser doado para hospitais e asilos. Mas, o potencial do estudo desenvolvido é ainda maior.

“Você ao entrar num transporte, seja ele um avião, ou até mesmo um táxi, e tudo mais, a pessoa pode estar colocando uma capa, essa capa pode estar funcionalizada com esse químico e vai garantir que vai estar inibindo caso a pessoa ou o ambiente esteja contaminado com o vírus da Covid”, ressaltou o coordenador da pesquisa, Adriano Passos.

Fonte: g1.globo.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.