Pular para o conteúdo principal

Mico-leão-dourado e 50 pássaros que viviam em cativeiro são devolvidos à natureza em Cabo Frio

 Um mico-leão-dourado e 50 pássaros que vivem em cativeiro foram devolvidos à natureza nesta segunda-feira (17) por agentes da secretaria de Meio Ambiente e da coordenaria de Assuntos Fundiários de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio.

Os animais foram resgatados no último sábado (16), em uma operação conjunta com a Polícia Militar que desmontou uma quadrilha de traficantes de animais silvestres.

De acordo com a Prefeitura, todos os animais soltos nesta segunda foram submetidos à exames clínicos que constataram bom estado de saúde.

De acordo com a secretaria de Meio Ambiente, os locais de soltura não foram divulgados para que os animais sigam sendo preservados, "mas são biomas capazes de proporcionar rápida readaptação dos animais", afirmou a pasta.

A operação

Animas silvestres seriam vendidos em feira na Baixada Fluminense, mas foram resgatados em operação no último sábado (16) — Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira, a ação de captura dos animais em cativeiro é resultado de um trabalho de investigação que durou cerca de seis meses e foi realizado pelos agentes municipais e estaduais que encontraram micos mortos e armadilhas para pássaros, durante as operações rotineiras de fiscalização.

“Podemos afirmar que essa operação foi a mais importante já realizada pela secretaria do Meio Ambiente em Cabo Frio. Do resgate dos animais à prisão dos responsáveis, tudo foi realizado com perfeição e serve de exemplo para que as pessoas não façam tráfico de animais silvestres pois, em Cabo Frio, há uma fiscalização atenta e atuante”, afirmou o secretário.

Durante a operação, os fiscais do município e a Polícia Militar foram até a casa dos denunciados.

No local, o dono do imóvel confessou que levaria os animais para serem vendidos na feira em Duque de Caxias e foi preso.

Um dos micos, que já estava bastante debilitado, morreu.

A polícia e os agentes municipais investigam, ainda, o paradeiro de mais uma pessoa que capturava os animais, inclusive dentro da APA do Rio São João e no Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado.

“Podemos afirmar com tranquilidade que esse crime de captura e tráfico de animais silvestres está intrinsecamente ligado à questão das invasões de áreas de proteção ambiental. A pessoa que capturava os animais e que, agora, está presa, construiu uma casa dentro da área do Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado, nossos agentes fundiários demoliram a casa e ele voltou a construir. Inclusive, no momento da detenção ele estava nessa casa”, afirmou o coordenador de Assuntos Fundiários, Ricardo Sampaio.

A ação contou com o apoio dos policiais militares do DPO de Tamoios.

A população pode denunciar crimes contra o meio ambiente pelo e-mail secmacabofrio@gmail.com e crimes de invasão de áreas de proteção ambiental ou públicas pelo e-mail cogeafcabofrio@gmail.com.

 

Fonte: g1.globo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.