Na manhã desta última terça-feira (22/09), a
Secretaria de Educação recebeu o 1º grupo de diretores de escolas da Rede
Municipal para o treinamento da plataforma de gestão educacional. O encontro
deu continuidade à implementação dos módulos que ainda não tinham sido
apresentados no treinamento anterior, realizado no mês de julho.
Os módulos escolhidos foram os de frequência de
funcionários e quadro de horários dos professores. O desenvolvedor de sistemas,
Wamberto de Farias, fez uma pequena apresentação, onde foi apontada a lista de
funcionários das escolas, atualizada por meio do recente recadastramento de
servidores da Educação. De maneira digital, os diretores poderão inserir horas
extras, gratificação por efetiva função de magistério e faltas com ou sem
justificativa na nova aba de frequências.
Inicialmente, a frequência ainda será entregue de forma física e também será
lançada no sistema como forma de adaptação dos profissionais à nova ferramenta.
Para a primeira experiência, os diretores terão auxílio do departamento de
gestão de pessoas da Secretaria de Educação.
O quadro de horários, que anteriormente era confeccionado à mão, foi o segundo
tema abordado. Agora, o corpo diretivo das 42 unidades escolares poderá contar
com a modernidade do sistema que, além de executar a função de deixar o quadro
mais organizado, também irá gerar relatório para a Educação, onde serão
apontadas carências de profissionais nas unidades, facilitando a convocação
para completar o quadro de funcionários.
Ao final, foi entregue um termo de responsabilidade a
todos os diretores presentes para garantir que o preenchimento da frequência
será de total responsabilidade do diretor e do diretor adjunto e que o encargo
não poderá ser repassado aos demais funcionários das escolas.
Devido às fortes chuvas, os outros 7 grupos que iriam
participar do treinamento no mesmo dia e também nesta quarta-feira (23/09),
foram reagendados para a próxima semana, nos dias 28 e 29 de setembro. O 1º grupo
também deverá retornar com os demais, já portando a frequência dos funcionários
para que seja realizada a experiência prática. A Secretaria de Educação montou
um laboratório de informática para que os diretores possam utilizar durante o
treinamento. Todo o local respeita as medidas de distanciamento propostas pela
OMS (Organização Mundial de Saúde).
O QUE É A NOVA PLATAFORMA DE GESTÃO?
A nova aposta da Secretaria de Educação se trata de
uma ferramenta que otimizará serviços e trará mais transparência nas ações para
servidores e toda a população aldeense. Através de portais, a comunidade poderá
acompanhar boletins escolares, frequência e movimentações na Educação, oferecendo
ainda mais esclarecimentos nas ações realizadas pela pasta. A plataforma
digital oferecerá, ainda, módulos de gestão acadêmica e pessoal, além de
possibilitar novas formas de organização de documentos e informações de alunos
e servidores da rede municipal de ensino.
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