Pular para o conteúdo principal

Fala Cidadão. Por Vânia Carvalho.


Já que a bola da vez é o Cabofolia, resolvi colocar aqui minhas considerações.

Entendo que a micareta é um evento que não traz nenhuma agregação de valores, o objetivo da festa é diversão. Mas isso não é uma característica apenas do Cabofolia, desfiles de carnaval, raves, poucos são as atividades com grandes aglomerações de jovens e adultos que tem como principal objetivo a conscientização, o alerta para alguma causa justa, ou mesmo uma contribuição pacifista ou de defesa de algum ideal.

Podemos ver na maioria das vezes nos eventos de rock este tipo de preocupação, foram muitos os eventos proporcionados pela conjunção de tantas bandas que se uniram em prol de alguma causa.

Nesse caso temos exemplos de lideranças, de ativistas e músicos militantes, como Bono Vox, Sting, Roger Waters, o saudoso Renato Russo, a galera dos Titãs, mas enfim esse é o bom e velho rock and roll. Por isso não podemos esperar muito desses artistas pré-fabricados que embalam essas micaretas. No entanto, gosto como se diz no ditado não se discute e apesar de considerar todas as bandas de axé um saco, artistas como Ivete Sangalo e Claudia Leite apesar dos pesares têm seu valor, se não tivessem não fariam tanto sucesso até mesmo no exterior, e não seriam tão queridas, não só pela massa como também por pessoas intelectualizadas. Caetano Veloso, Gilberto Gil ,Chico Buarque, todos já se renderam aos encantos das baianas, portanto, dizer que axé é  um lixo cultural tem suas controvérsias. Mesmo que você odeie o gênero qualquer generalização nesse sentido é uma estupidez. Devemos sempre separar o joio do trigo porque Daniela Mercury quando estourou aqui no sudeste trouxe muito da cultura dos terreiros, dos movimentos negros, e da história baiana, ao conhecimento do nosso público. Que adorou!!!!! Confesso que eu mesma assisti show da Daniela  no RJ, na época em que ela cantava: A cor dessa cidade sou eu...e duvido que tem alguém aí que não balançou o esqueleto ao ritmo do Olodum.

No mais atribuir ao evento Cabofolia o título de atrair um público delinquente é querer rotular as pessoas em detrimento de suas preferências .Tenho filhos na idade de 20 e 22 anos que frequentam a festa há  3 anos, e nunca molestaram, assaltaram, brigaram ou causaram qualquer tipo de problema, seja com a polícia ou mesmo com a parte médica do evento.O fato é que subjetivar o Cabofolia pode causar problemas de ordem pessoal, já que são muitos os filhos de pessoas honestas, trabalhadoras,famílias de bem,  cujo filhos, netos, sobrinhos frequentam o Cabofolia.Se eles tem mal gosto pra música é um problema deles, não acho que por conta disso devam ser taxados de marginais. Pois na época da Tropicália quem gostava de Gil e Caetano era maconheiro e sem vergonha, e aí ? a moda agora não é aceitar as diferenças? Então que o Cabofolia seja avaliado pelo seu contexto social e cultural e não pelo pessoal, pois além de julgamentos precipitados qualquer avaliação desse tipo pode ser tremendamente preconceituosa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.