Pular para o conteúdo principal

Passando a Limpo. Por Charles Domingues.



CONSUMISMO EXCESSIVO UMA NECESSIDADE INSUSTENTÁVEL.

Na contra mão da sustentabilidade, o mundo capitalista tem como missão enriquecer através do consumo desenfreado da população, ou seja; Consumir é a meta, mesmo que de forma desnecessária ou desenfreada, isso acontece com nós mesmos, é fácil culpar o governo, dizer que leis não são cumpridas, porem o que estamos fazendo para melhorar a situação? De quem estamos cobrando tais atitudes?

O Brasil lançou a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), lei no 9.795, de 27 de abril de 1999.  Que faz parte da gama de legislações específicas visando a proteção do nosso planeta, porem o que estamos fazendo com relação PNEA? La diz que é obrigação de todos a educação ambiental, que seja ela de maneira informal ou formal, então não quer dizer que só nas unidades de ensino ela deve ser ensinada, isso tem que partir de casa.

Quando vemos um celular novo na vitrine, será que pensamos no que fazer com o velho? Ou simplesmente damos sequencia ao consumismo e nos esquecemos da origem da cadeia produtiva desses ou de outros aparelhos, e vamos direto ao caixa?

Quando muitos culpam a legislação ou políticos eles não deixam te ter razão, mas não podemos esquecer-nos de culpar a nós mesmos, pois temos leis, orientações seja formal ou informal como e o caso da Política Nacional de Educação Ambiental, porem insistimos em deixar a torneira aberta quando estamos ensaboando um prato ou tomando um banho.

Acredito que se nós fizermos a nossa parte, que é sendo sustentável na base, em primeiro lugar nos reeducando com relação a nossa real necessidade, consumir de forma equilibrada, entender que a educação parte de casa, quando equilibrarmos nossas ações, ai sim vamos poder cobrar dos governantes que façam cumprir as leis, pois a fiscalização não esta dentro de nossas casas, os fiscais de nosso consumo somos nos mesmos, ou pelos menos deveríamos ser.

As leis cabem serem cumpridas a risca, pois não adianta nada fazermos isso tudo e vermos indústrias e pomposos Shoppings Center’s serem construídos em áreas de preservação ambiental, e da mesma forma, os governantes devem por obrigação se inclinarem a utilizarem uma política sustentável em beneficio do planeta, e não em favor de seu marketing pessoal.

Para tornarmos o Brasil em um pais sustentável precisamos unir em torno de um único objetivo, a sociedade, os produtores e os governantes.  Nós precisamos consumir o necessário, ninguém precisa passar fome ou deixar de comprar coisas, mas que o faça de forma inteligente, pois se o fizermos assim as Indústrias passam obrigatoriamente a produzir de forma inteligente (sustentável), e os governantes entendam que é uma obrigação deles e não um favor, fazerem a sua parte, fiscalizando, criando leis e maneiras de que as mesmas sejam realmente cumpridas de forma transparente.

Se querem construir um mega empreendimento na cidade, parabéns, porem que ele seja erguido em uma área própria para isso, e não em uma área que deveria no mínimo ser respeitada pelo poder publico, ou por empreendedores que apenas se preocupam se o elevador panorâmico fica melhor de frente para APA, ou ao lado da APP.

Acho que nós deveríamos nos fazer algumas perguntas, aproveitando essa época de “pré campanha eleitoral”

Nós realmente lembramos em quem votamos nas ultimas eleições?

Alias vou melhorar a pergunta, por que votamos no candidato Z ou Y?

Quais as reais motivações que nos levaram a tal atitude?

E por fim ele atendeu as suas expectativas?

Pois é!!!!!!!!!!!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.