Pular para o conteúdo principal

Lições de Kassab, o prefeito que não cumpriu 56% das metas.




Por Pedro Nascimento Araujo

Gilberto Kassab foi um fenômeno político-eleitoral como há muito não se via. De vice-prefeito de São Paulo, discreto por natureza e por imposição de José Serra, seu chefe e mentor, Kassab tornou-se o homem que conseguiu enfrentar os maiores desafios de São Paulo. Sob seu comando, a desordem urbana começou a diminuir. Todavia, os paulistanos, que já estiveram em lua de mel com Kassab, já não têm mais a mesma paciência de antes para com seu prefeito.

Tecnicamente, isolar um fator para avaliar o desempenho de um homem público é tarefa árdua. Com Kassab não haveria de ser diferente. Ele fez muitas coisas em prol da cidade, mas acabou traído pela ambição de recriar o PSD, fiel da balança na República Democrática (1945-1964). Os paulistanos não perdoaram o que viram como uma relegação ao segundo plano da sua cidade. Kassab conseguiu criar uma agremiação política poderosa, mas perdeu apoio popular por ter feito isso. Literalmente, Kassab está se enforcando com a corda que ele mesmo teceu. E que, paradoxalmente, é sua maior contribuição para a política nacional.

O legado de Kassab é uma maneira objetiva de provar que ele fez um péssimo segundo governo. Especificamente: o ainda prefeito paulistano não cumpriu 56% das 223 metas que se comprometeu a cumprir nos 4 anos do seu derradeiro mandato à frente da cidade de São Paulo. O plano de metas municipais, uma iniciativa da ONG Rede Nossa São Paulo, lista metas de melhorias de qualidade dos serviços prestados à população que o chefe do executivo se compromete a cumprir, como a abertura de novas vagas em hospitais públicos.

O que há em São Paulo não é uma lei como meu projeto da Lei de Responsabilidade Social e, portanto, não prevê punições como a perda do mandato eletivo, mas é uma forma de permitir ao povo acompanhar, sem paixões políticas, o desempenho de um político. Já há 28 cidades no Brasil que se dispuseram a incluir em seus planos orgânicos iniciativas semelhantes. Aos prefeitos eleitos de Petrópolis (Rubens Bomtempo) e de Cabo Frio (Alair Corrêa), homens que têm a experiência de ter comandado suas cidades e que em janeiro retornam aos cargos, deixo a sugestão: adotem iniciativa semelhante. Vocês já provaram que são capazes de ter desempenhos que excedem o que a população espera. Se isso ficar claro em termos de números, seus adversários terão de procurar novas ocupações nos próximos anos.

Pedro Nascimento Araujo é economista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.