Pular para o conteúdo principal

Fala Cidadão. Por Vânia Carvalho.



O Granizo Que Caiu do Céu!

A natureza fala, mas a humanidade não escuta. Aí vem os desastres naturais anunciar que não tem como competir de igual pra igual quando a natureza resolve testar a concorrência. E se uma chuva de granizo serviu para transparecer o modo precário que grande parte da população de Cabo Frio vive no momento, isso só demonstra que muitas vezes os flagelos da providência se faz necessário para servir de alerta e que a necessidade de mostrar tal realidade muitas vezes é o que a natureza se cerca, para alcançar o objetivo de apreciar os resultados que proverão de tamanha provação.

Podemos julgar somente do ponto de vista pessoal aquilo que chamamos de  destruição, por causa do prejuízo que ocasionam; mas esses aborrecimentos são, na maior parte das vezes, necessários para fazer chegar mais rapidamente a uma ordem de coisas melhores.

E aqueles que foram de uma forma indireta portadores do sofrimento de tais pessoas, por conta do descaso e da indiferença, certamente pagarão pelo feito, ou melhor, certamente pagarão por aquilo que deixaram de fazer de benefício para essa população tão carente, que todos nós  como sociedade tivemos que conhecer por conta do "bendito" granizo que caiu do céu.

Pode parecer até um tanto quanto sádico chamar de bendito um fenômeno que causou tanto sofrimento, mas se não fosse por ele, não saberíamos quantas pessoas vivem em condições sub-humanas, por falta de políticas públicas que favorecessem a questão habitacional de nosso município. Foi preciso que uma tempestade violenta caísse, para que alertasse os moradores de dentro de suas coberturas:

Olha! Aqui tem gente vivendo debaixo de um teto de telha, de lona, de papelão! Em casas totalmente desprovidas de segurança e moradias totalmente precárias!

O que podemos dizer quando a negligência de um governante torna visível sua péssima administração, a ponto de uma tempestade expor o quanto  a população de Cabo Frio está totalmente desamparada? Há os que não acreditam que a providência divina  nada teve haver com isso, e que a chuva de pedra não passou de um simples fenômeno natural, há quem diga que isso foi uma   mera tempestade, mas se formos buscar os exemplos de tantas outras calamidades, cujos governos também tiveram de forma direta ou indireta a culpa de tantos sofrimentos,  Cabo Frio sofreu pela indiferença e o descaso, assim como no caso do Morro do Bumba, em Niterói, assim como no caso de Friburgo,  e tantos outros municípios que foram atingidos por flagelos naturais e  mostraram  que a incompetência administrativa, pode transparecer , quando a natureza resolve dar o alerta, mesmo que seja da pior maneira.

Sofre o pobre, o carente, aquele que tem menos condições, seria isso um castigo? Deus estaria punindo os mais fracos, pela indiferença do mais forte? Com certeza não! Porque calamidades são provas que proporcionam ao homem a ocasião de exercitar sua inteligência, mostrar sua paciência e sua resignação e até mesmo multiplicarem neles os sentimentos de abnegação, de desinteresse e de amor ao próximo.

Que o novo governante saiba aprender com esta lição o sentido de  não ser dominado pelo egoísmo. Pois não podemos nos livrar dos fenômenos naturais, mas podemos nos livrar dos maus representantes do povo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.