Pular para o conteúdo principal

A Verdade Sobre a Guerra do Paraguai.



Por Alexandre de Souza, Professor de História.

É preciso contar a história da Guerra do Paraguai direito, as causas da guerra vieram do próprio Paraguai, o ditador Solano Lopez invadiu o Brasil.

O Paraguai viveu uma situação diferenciada na América do Sul desde quando se libertou do domínio espanhol. Ficou independente em 14 de maio de 1811 e desde então baniu de seu território caudilhos e envolvimentos com revoluções e golpes. A situação permitiu que o novo país desfrutasse de significativo crescimento econômico, político e social, que teve início logo com o seu primeiro presidente, Rodrigues Gaspar de Francia.

Ao longo dos anos o crescimento foi se solidificando e logo o Paraguai se tornou a nação mais avançada da América do Sul. Inicialmente, a base de sustentação para o crescimento econômico era a agricultura, mas o sucesso da empreitada foi tão grande que os lucros advindos dessa produção permitiram que o país desenvolvesse sua própria indústria e se firmasse com um país rico. Claramente, a situação incomodava a Inglaterra, líder mundial à época, no então vigente modelo do capitalismo, monopolista e imperialista.

Solano Lopez, presidente ditador do
Paraguai durante a guerra

Quando Francisco Solano Lopez assume a presidência do país em 1862, o Paraguai já havia alcançado um desenvolvimento notório. Para Solano Lopez restava por realizar ainda um antigo sonho: construir uma saída livre para o mar. Tal objetivo só seria possível através dos rios Paraguai Paraná e Prata, que formam a chamada Bacia do Prata.

Aos poucos, o governo de Solano Lopez foi se caracterizando como expansionista. Além de conquistar o acesso por tais rios, era pretensão também ampliar o território paraguaio, dominando territórios vizinhos e conquistar o porto de Montevidéu.

As causas da Guerra do Paraguai já estavam determinadas:

  • Insatisfação da Inglaterra com o crescimento econômico do Paraguai;

  • Política expansionista de Solano Lopez;

A partir daí alguns atos fizeram com que a guerra estourasse de fato. Ansioso por anexar o território do MATO GROSSO e aproveitando-se da fraca defesa oferecida pelo Brasil, Solano invadiu sem dificuldades. Iludido pela facilidade da conquista, o líder paraguaio sentiu-se estimulado para conquistar mais território brasileiro, focando então o Rio Grande do Sul. Para alcançar seu objetivo era preciso passar pela Argentina e assim o fez, tomando o território de Corrientes.

O estopim para a guerra se deu quando o navio brasileiro Marquês de Olinda foi apreendido pelo governo paraguaio. A essa altura, Argentina, Brasil e Uruguai já tinham motivos suficientes para unir suas forças contra a ameaça paraguaia, em uma guerra que havia começado no início de 1864. Então em primeiro de maio de 1865 os três países se uniram oficialmente, com o auxílio e apoio da Inglaterra, para derrubar o Paraguai.

Resumindo:

A Guerra do Paraguai teve seu início no ano de 1864, a partir da ambição do ditador Francisco Solano Lopes, que tinha como objetivo aumentar o território paraguaio e obter uma saída para o Oceano Atlântico, através dos rios da Bacia do Prata. Ele iniciou o confronto com a criação de inúmeros obstáculos impostos às embarcações brasileiras que se dirigiam a Mato Grosso através da capital paraguaia.

Visando a província de Mato Grosso, o ditador paraguaio aproveitou-se da fraca defesa brasileira naquela região para invadi-la e conquistá-la. Fez isso sem grandes dificuldades e, após esta batalha, sentiu-se motivado a dar continuidade à expansão do Paraguai através do território que pertencia ao Brasil. Seu próximo alvo foi o Rio Grande do Sul, mas, para atingi-lo, necessitava passar pela Argentina. Então, invadiu e tomou Corrientes, província Argentina que, naquela época, era governada por Mitre.

Decididos a não mais serem ameaçados e dominados pelo ditador Solano Lopes, Argentina, Brasil e Uruguai uniram suas forças em 1° de maio de 1865 através de acordo conhecido como a Tríplice Aliança. A partir daí, os três países lutaram juntos para deterem o Paraguai, que foi vencido na batalha naval de Riachuelo e também na luta de Uruguaiana.

Toda causa tem consequências e o ditador Solano Lopez pela ganância de poder, contribuiu para que o seu país ficasse na miséria. Atacando e invadindo países, passando por cima de tudo e de todos pela fome de poder.

Fontes:           

SCHWARCZ, Lilia Moritz. As Barbas do Imperador: D. Pedro II, um monarca nos trópicos. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2002, pg.297-8

DORATIOTO, Francisco, Maldita Guerra, Companhia das Letras, 2002

FURTADO, Joaci Pereira. A Guerra do Paraguai (1864-1870). São Paulo: Saraiva,2000

PEDROSA, J. F. Maya.A Catástrofe dos Erros. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 2004

DORATIOTO, Francisco, Maldita Guerra, Companhia das Letras, 2002, pg.95 e 96

WIEDERSPAHN, Henrique Oscar. Das guerras Cisplatinas às guerras contra Rózas e contra o Paraguai, in: Enciclopédia Rio-grandense, Editora Regional, Canoas, 1956.

Do Blog Cartão Vermelho:

Hoje aqui no Cartão Vermelho tivemos uma grande aula de história dada pelo professor Alexandre de Souza, uma pena que essa aula possa fazer corar outros professores menos preparados a falar sobre história.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.