Pular para o conteúdo principal

Coordenadoria de Meio Ambiente. Por Vinicius Peixoto


Muito tem se falado de preservação ambiental, as questões ligadas a esse tema vêm ocupando lugar de destaque na mídia devido às catástrofes que vem se repetindo e de diversas previsões alarmantes no que se refere ao meio ambiente. Por isso o homem vem desenvolvendo uma maior consciência ambiental que vem resgatando os valores essenciais de sua natureza. Mas em Cabo Frio isso parece não ocorrer, principalmente com os nossos governantes, tivemos um rebaixamento da secretaria de Meio Ambiente para uma coordenadoria, isso já demonstra a falta de consciência ambiental do Sr. Marcos Mendes. Temos como coordenador (ex-secretário), o Sr. Alcebíades Terra (Bídê), um ex-bancário, completamente despreparado para ocupar um cargo dessa importância, nesse tipo de cargo precisamos de pessoas preparadas, em Cabo Frio existem cursos de Gestão Ambiental, Engenharia Ambiental e Licenciatura em Biologia. É um absurdo uma pessoa ocupar cargos de tamanha importância para o município por mais de 5 anos e não procurar se especializar. O resultado desse desleixo é o abandono de nossos parques e áreas verdes, ausência de projetos de educação ambiental, não temos coleta seletiva de lixo e falta de controle sobre os impactos ambientais que ocorrem no município,ou seja, ausência de planejamento ambiental.


Alguém se lembra do coordenador de meio ambiente falando de algo que não fosse poluição sonora?


Só pra ilustrar, no começo do ano, ficar próximo à enseada das Palmeiras era impossível, os resíduos acumulados (esgoto in natura) na praia e o mau cheiro espantavam turistas e moradores, de acordo com a matéria do Jornal Primeira Hora publicada em 30/03/2010, o quiosqueiro Jessé dos Santos, o Pelé, disse “Nós ligamos para o Meio Ambiente, mas ninguém apareceu. Quem está limpando a praia somos nós mesmos’, contudo, o fiscal Jorge Barbosa esteve no local e explicou que a secretaria não pode fazer muita coisa, ‘já que o despejo é feito por uma grande empresa. “Eu pensei que fosse um despejo de algum quiosque, e aí sim, eu poderia multar’, explicou o fiscal- Ah sim... Agora entendemos como funciona, os quiosqueiros a coordenadoria multa, as grandes empresas podem poluir, obrigado por esclarecer.


Este é apenas um exemplo da total incompetência e despreparo da coordenadoria (ex-secretaria) de meio ambiente de Cabo Frio.


Vinicius Peixoto é Presidente da Juventude do PMDB – Cabo Frio, Vice-Presidente da ONG – Centro de Estudos e Proteção do Meio Ambiente Aquático (CEPMAA), membro da Comissão de Direitos Ambientais e Ecológicos (CDAE) da OAB Cabo Frio e colaborador da União Estadual de Pesca e Aqüicultura do Rio de Janeiro (Uepa-RJ), além de cronista colaborador do Blog Cartão Vermelho.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.