Pular para o conteúdo principal

Quem é o Professor Dr. José Francisco de Moura? Por José Alexandre


Fui aluno de Chicão no curso de História da Universidade Veiga de Almeida e posso abrir o verbo sobre a sua pessoa, principalmente como intelectual e profissional.


Querem saber?


Entrei na Universidade no primeiro semestre de 2006, época em que o professor Chicão era o coordenador e professor de Estudos da Antiguidade e História Medieval do curso de história, campus Cabo Frio. A pessoa de Chicão é assim, não tem meio termo, ou você o ama ou o odeia completamente.


Trata-se de um profissional do mais alto nível, muito bom naquilo que faz, pois é uma figura atípica no meio acadêmico. Sabem por quê? Porque Chicão em sala de aula é o cara, o Professor com P maiúsculo mesmo, tem uma bagagem esmagadora e consegue transmitir os assuntos e conteúdos, promovendo debates sem fim. Suas aulas eram as melhores e mais proveitosas do curso. Fora da sala de aula, sempre foi amigo dos alunos, nos intervalos, a maioria dos professores iam para a sala dos professores, Chicão ia para a praça de alimentação bater-papo com os alunos, nunca tratou ninguém com indiferença, isso incomodou a universidade, tanto que o demitiu.


Chicão é uma figura polêmica na cidade, porque ele simplesmente fala a verdade doa a quem doer e sua árdua luta como professor sempre foi nos passar a educação crítica, tirando as escamas dos olhos alienados, promoveu altos debates em suas aulas, sempre nos orientando a não compactuarmos com as iniqüidades. Lembro que ele falava assim: “imagino a péssima aula de história dos colegas de vocês que são contratados da prefeitura, nunca poderão meter o pau no governo”.


Como coordenador do Curso, foi inquestionável, participei do curso pós-saída do Chicão e sei o quanto o curso caiu drasticamente. Na época em que foi coordenador, trouxe do Rio de Janeiro, os melhores profissionais da área de ciências humanas para ministrar aulas e palestras marcantes.


Os que falam mal dele, é como ele mesmo diz “são as pestes que não queriam nada com a hora do Brasil”.


Muitos profissionais de história como eu, passaram por suas mãos e os que seguiram seus conselhos estão se destacando, alguns já até concursados pelo Estado do Rio de Janeiro e municípios diversos.


Lembro claramente quando no primeiro período o professor José Francisco de Moura nos passou para estudarmos a fundo para debate em sala de aula, o livro “A bíblia não tinha razão", que mostra e prova algumas impossibilidades históricas,

Citando que o êxodo não existiu, bem como não existiram a morte do primogênito do Faraó Ramsés (que a bíblia nem diz o nome) ou de seu antecessor ou sucessor. Não existem menções sobre as pragas do Egito, numa época em que os egípcios relatavam até pagamento de impostos nas tabuinhas de barro. Gente!!! Muitos diziam que Chicão estava possuído por um espírito maligno! Risos! Eu nunca me atrevi em falar uma asneira dessas, pois quem se propõe em fazer uma graduação como a de história, tem que saber separar as arestas e usar a neutralidade, o que no início de um curso é muito difícil, até mesmo pela imaturidade acadêmica.


Suas provas eram totalmente preparatórias para concursos e nada fáceis, nos levando a total pesquisa e estudo aprofundado. Lembro que no início do Curso choveu zero, jogando muita gente na infeliz P6.


Muitos desistiram logo no início e no meio do caminho, e eu hoje estou aqui para contar a verdade sobre a pessoa do Dr. José Francisco de Moura, que muito me ajudou a ser um profissional com visão de mundo. Ah! Chicão é ótimo em História do Brasil recente “Ditadura militar”, foi ótimo este curso dele.


Chicão eu agradeço todos os dias por sua vida, você se propôs a ser professor e exerce seu trabalho com dignidade, profissionalismo e excelência. No que você faz, verdadeiramente é o melhor! Por isso é tão invejado, criticado e perseguido!


Cara você é muito corajoso, parabéns!!!Aos invejosos e mentirosos a seu respeito, como você mesmo diz: “Morram” !!!


Tenho certeza que ainda verei Chicão com um cargo importante na área da educação ou da cultura de Cabo Frio, nós merecemos isso!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.