Pular para o conteúdo principal

UPPs, UPAs versus CV e CVRL. Por César Pinho


As siglas inventadas pelo atual governador do Estado, Sérgio Cabral, causaram sensação à camada mais privilegiada da sociedade que acredita em siglas como solução dos problemas. È fato no Brasil de que quando uma sigla não pega, ou não atinge o objetivo, muda-se o nome para evitar desgaste. Bom, na minha opinião, sigla não serve para nada, exemplo disso, é a CIA (a agência de espionagem norte americana que só serve para criar problemas e não se iludam se agentes dela não estiverem por detrás dos últimos acontecimentos entre as duas Coréias).


A inteligência brasileira sempre foi uma lástima e não fosse o suporte norte americano neste aspecto, a luta armada no Brasil teria sido muito mais difícil de ser combatida. Os agentes brasileiros, os chamados arapongas, aprenderam com os americanos a torturar e matar, igualzinho como eles fazem com os muçulmanos na prisão de Guantanamo (na ilha Cubana).


Mais uma vez observamos a inteligência brasileira ser enganada. O crime organizado se rebelou contra as siglas do governador e resolveu colocar o bloco na rua. O aparelho de segurança do estado foi pego de surpresa. Surpresa!?


E agora, com base ainda nas informações da inteligência, surgem comentários que as UPPs não promovem a migração da criminalidade para o asfalto e nem para a periferia do Rio. Onde mesmo, cara pálida?


E os carros que foram queimados em Cabo Frio e os PMs mortos na Região dos Lagos. A quem o governador quer enganar mais uma vez?


Aí vem aquela conversa mirabolante de que os comandos da segurança já identificaram um traficante “hospedado” no presídio federal de Catanduvas como o mandante dos últimos ataques.


Isso realmente é atentar contra a nossa inteligência e menosprezar a capacidade dos chefões do crime organizado que estão à frente das quadrilhas que dominam todo o Estado. Eu disse todo o Estado. Não são só morros e favelas. É no Estado inteiro.


Vejamos: se as UPPs não promovem a migração da criminalidade para a periferia do Rio, como a inteligência da polícia explica a quantidade de fuzis de grosso calibre na região, como explica os carros incendiados e os PMs executados?


Vejamos que o crime organizado tem siglas mais firmes do que estas que os políticos costumam inventar.


O crime organizado no Rio começou a se organizar quando a inteligência do aparelho de segurança colocou dividindo os mesmos espaços os chamados presos políticos e os bandidos da época (década de 70), quando o forte da criminalidade era assalto a banco.


Surgiu a partir daí a Falange Vermelha, que era mais ou menos um INSS do crime organizado. Os bandidos que estavam presos e suas famílias, recebiam benefícios daqueles que estavam à frente do crime, que começava a explorar com mais vigor o tráfico de drogas. Era mais ou menos um seguro desemprego.


Mas veio uma turma mais forte e resolveu que o crime organizado deveria ter um exército para proteção do negócio e alavancar outros negócios como roubo de carga, roubo de automóveis, seqüestro, etc. E a organização do crime foi crescendo enquanto a inteligência do aparelho de segurança estacionava. Surgiu então o Comando Vermelho com a sigla CV. E num episódio dramático onde morreram policiais e bandidos, no conjunto dos bancários, o assaltante de bancos Zé Bigode, sustentou mais de 12 horas de tiroteio contra a polícia. O fato é narrado no livro 400 contra um de, William da Silva Lima, o “Professor”, tido como um dos criadores da Falange Vermelha.


Depois disso surgiu uma nova versão para o Comando Vermelho, isso já no final da década de 80. Tomou posse do Comando Vermelho, o traficante Rogério Lengruber, o Bagulhão, que inventou o Comando Vermelho Jovem, que passou a recrutar jovens, especialmente aqueles que iam para a reserva do Exército e aprenderam a atirar com vários tipos de armas, a manusear fuzis como o AR15 e que receberam cursos de comando.


A partir daí se firmou a sigla CVRL que identificava o Comando Vermelho Rogério Lengruber, com essa nova filosofia do enfrentamento. Então, como povo, teremos que observar o desfecho da história e saber quem vence, quais siglas sobreviverão ao massacre.


Que o governador e seus apaniguados como o prefeito de Cabo Frio aprendam que a lei do mundo ainda é dente por dente, olho por olho. Afinal, as mais de 400 mil pessoas que sobrevivem do tráfico de drogas no Estado do Rio precisam sobreviver e elas, aparentemente, não sabem fazer outra coisa senão dar tiro, jogar granada, soltar morteiro, endolar a droga, vender, servir de avião, montar um estica da boca e por aí vai.


Não vimos em nenhum momento, Senai, Sesc, ou qualquer outra sigla ser oferecida àqueles que ainda vivem sob o manto das siglas do crime organizado.


Violência, não se combate com violência. Aprenderam?!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.