Pular para o conteúdo principal

Inês de Sá em Dicas.

Site: arguscultura.com.br/inesdesa

E-mail: inesdesa@gmail.com


Olá caro leitor, em nossas conversas, temos dado destaque as Artes Plásticas. Tradicionalmente, elas são compostas das modalidades de Desenho, Pintura, Gravura, Escultura e Arquitetura. Sempre me admiro quando penso que, estruturalmente, todas elas são tão antigas quanto o próprio Homem, nascidas de suas necessidades primordiais.


A Pré-história finda com a invenção da “escrita”, marco inicial da História da Humanidade. E a transição entre estes dois períodos é revivida a cada vez que escrevemos, pois as letras – são sínteses resultantes dos grafismos sobre as rochas deixados por nossos ancestrais, as famosas “pinturas rupestres”.


Agora chamado de “técnico”, o Desenho continua sendo o esteio de todo o nosso desenvolvimento. Por isso, quando alguém disser que “Arte” não é importante, faça-o pensar.


A miscigenação entre as modalidades artísticas tradicionais gerou novas modalidades. O que tornou a montagem das fichas de inscrição para salões de Arte um desafio, geralmente solucionado com a palavrinha mágica – “Outros”. O que veio salvar os responsáveis pela recepção das obras de ter que identificar o que é “Objeto” do que é Escultura, ou o projeto de uma “Instalação” de um suposto cenário.


Para embaralhar ainda mais, a Fotografia, o Cinema e os programas de computação ocasionaram a qualificação “Artes Visuais” – mas Pintura não é Arte Visual? Ainda bem que idearam o Google para diversificar nossas pesquisas!


Mas tudo isto faz parte do espetáculo, pois “ser artista” é viver entre dois mundos: o da Realidade (com limites impostos) e o do Absurdo, onde a realidade é libertada pela magia da criação.


Bem, antes dos “votos de feliz Natal e até domingo”, vamos destacar a “Gravura”, um feito dos chineses, que depois da invenção da Imprensa, em 1455, ganhou o espaço artístico.


Três técnicas compõem a Gravura, sendo definidas pelo suporte sobre o qual a obra é criada. Na Litogravura (mãe do offset e avó da imprensa atual), a imagem é gerada sobre a pedra; na Xilogravura, sobre a madeira (também linóleo); e na Gravura em Metal, sobre chapa metálica.


A Xilogravura, popularizada pelas capas dos folhetins de Literatura de Cordel, com a chegada do “Expressionismo” ao Brasil a partir da década de 20, teve artistas tão afamados, que bolsistas dos EUA vinham aprender a técnica aqui. E a XI Bienal de São Paulo, de 1971, abriu uma “Sala Especial de Gravura”, da qual tive a alegria de participar com um “objeto-litogravura”.


Em junho, o Espaço Cultural da Câmara de Cabo Frio apresentou dois artistas da cidade, Jorge Cerqueira e Fessal, em uma bela exposição de “Xilo”, onde as obras foram complementadas pela mostragem da feitura da técnica. Agora em Búzios, até 09/01/2011, a exposição “Á Beira do Corpo”, dá continuidade a esta louvável missão.


Já no Ateliê II, do Instituto Cultural Scliar, os interessados por esta expressão artística podem conhecer, ouvir palestras e mesmo se especializar como gravador pela orientação de Jorge Cerqueira.


Saiba mais

Sites:

Material da Pré-história:

www.arguscultura.com.br/historiaearte.htm

Sobre Gravura e Expressionismo:

http://www.carcasse.com/revista/o_gabinete/xilogravura_expressionista_no_brasil/index.php

Vídeo:

Sobre técnicas, com os artistas Jorge Cerqueira e Fessal:

www. http://www.youtube.com/watch?v=rHxLuMM3fh4


Instituto Cultural Scliar - de quarta a domingo, das 16:00 as 21:00h, Orla Scliar, 253 e 265 (continuação do Boulevart Canal), CF, RJ. Contato: 22 26430562 / 22 81574100


Contato dos artistas citados:

Jorge Cerqueira: www.jorgecerqueira.com

E-mail: jorgeccerqueira@ig.com.br

Fessal: www.fessal.com

E-mail: fessal@msn.com




Legenda das fotos do Slide.


Foto1 . Xilo - placa de madeira e papel impresso


Foto 2 . Xilo de Fessal, 2010. Título: Parceiras de sentimentos


Foto 3 . Xilo de Fessal, 2010. Título: Pés ambulantes


Foto 4 . Xilo de Jorge Cerqueira, 2010. Sem título


Foto 5 . Jorge Cerqueira tirando uma prova na prensa


Foto 6 . Serigrafia de Scliar – 1999. Assinada e sem título. A venda na Loja Scliar. Ausente nos salões, a Serigrafia é uma técnica usada por muitos artistas renomados.


Foto 7 . Tiragem de Litogravura e assinatura de Scliar. É marca da Gravura, a colocação a lápis da tiragem, do título da obra, seguido da assinatura do artista. Na foto 7: p.a. 3/15 (prova de artista 3 de um total de 15) e a bela assinatura de Scliar. Uma p.a. é um teste, e difere das provas finais. O que pode torná-la única e mais valiosa.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.