Pular para o conteúdo principal

QUENTINHAS – RETROSPECTIVA 2010. POR BETH MICHEL


Em primeiro lugar um excelente 2011 para todos meus queridos leitores! Mesmo aqueles que me leiam por obrigação e não por prazer. Apesar de as quentinhas terem surgido durante a campanha eleitoral para preencher o espaço deixado vago por Alex que estava muito ocupado nas pesquisas. Decidi fazer uma retrospectiva de todo o ano de 2010, com os fatos que a meu ver foram os mais marcantes mês a mês. Boa leitura! E que este ano nos traga mais motivos para comemorar e menos para lamentar. Beth Michel


PRIMEIRO QUADRIMESTRE DE 2010


JANEIRO


O eclipse solar de 15 de janeiro foi o eclipse anular do Sol mais longo do milênio. Um eclipse solar ocorre quando a Lua passa por entre a Terra e o Sol, obscurecendo assim totalmente ou parcialmente a visão do Sol pela Terra. O próximo com igual magnitude ocorrerá só em 23 de dezembro de 3043.


Em Cabo Frio o sol passou a nascer para uns poucos. E o nosso futuro Presidente da Câmara de Vereadores – Silas Bento (PSDB) registrava apenas 55,19% de presença nas sessões. Deve ter sido por isso que no vergonhoso evento do gás de pimenta, quando o nobre edil apareceu na varanda da Câmara o povo em baixo gritava: “Pula!Pula”


Cristiane Zotich – nossa querida jornalista blogueira (saudades) ainda conseguia dar cartão verde para a Folha dos Lagos. E Totonho cobrava a inauguração de um empreendimento particular – o Riala...


A prefeitura deixava um parque de diversão se instalar no sítio arqueológico da Duna Preta e o IPHAN silenciava, e o Sec. de Cultura dava inicio a uma série de homenagens festivas em cemitérios. E Chicão reclamava da falta de turismo de qualidade e da indefectível falta de eficiência da Ampla.


A cidade escapou das tragédias provocadas pela chuva e que assolaram Angra dos Reis e São Gonçalo, mas começou a contabilizar as falências e a sujeira espalhada por todos os bairros.


FEVEREIRO


Mês do Carnaval e o Brasil inteiro para e Cabo Frio segue a regra. As Escolas de Samba locais levam um susto, pois o prefeito Marcos Mendes vai a TV para anunciar que no ano seguinte o governo não mais dará subsídios. A única TV autorizada a transmitir o desfile em Cabo Frio é o canal 10 e que o faz da maneira mais amadora, possível. Mas nem só de Carnaval vive o Cabofriense, vive também de se fazer enganar por empresas de fora que promovem e vendem ingressos antecipados para eventos de rock sertanejo e outros. Os shows não acontecem e vai todo mundo para a delegacia.


O Prefeito comemora seu aniversário (51) com os presidentes das Associações de Moradores e com a presença da sua Vice- prefeita Delma Jardim ainda engasgada com o presente envenenado que culminou na sua expulsão do gabinete na Prefeitura.


E o SEPE (sindicato dos profissionais da educação) entra em greve, por melhores salários, plano de carreira, e etc. A novidade é que a secretária Laura Barreto tem um surto de amnésia se esquece de seu passado sindicalista, partindo para uma queda-de-braço com os antigos companheiros.


E Carlos Victor é alvo da seguinte preciosidade garimpada por Chicão: ”Mas o samba do crioulo doido elevado à enésima potência é o teor da coluna de Carlos Vítor no mesmo jornal, e que foi enviada por email para dezenas de pessoas. Escreveu, escreveu e nada disse. Reclamou dos partidos e dos eleitores, disse o que todo mundo já sabe, não inseriu-se no contexto político e isentou-se de dizer que ele mesmo está em um partido que nada tem a ver com suas idéias e práticas políticas. Pelo menos, não deveria ter”


MARÇO


Duas manifestações quase que simultâneas acontecem no final do mês. Uma delas que apesar da presença de Rosa Garotinho é um total fracasso de público que foi contra a emenda Ibsen Pinheiro- royalties- na praça Porto Rocha; e outra era o anuncio de diplomação de Alair Correa como Prefeito de Cabo Frio e que reuniu mais de 5 mil pessoas na Praia do Forte. Marquinho permaneceu por força de uma liminar expedida por um “juiz” chamado Trocolli. E a emenda com ou sem manifestação acabou sendo vetada – conforme o prometido – pelo Presidente Lula.


Enquanto isso uma verdadeira batalha se travava na mídia, sobre a colocação ou não da bandeira no Morro da Guia, tudo para desviar a atenção de fatos gravíssimos como desvios de verbas públicas, falta de médicos e remédios em postos de saúde, fraudes em concursos e contratação irregulares. E a Casa Wolney sofre a primeira depredação mais séria debaixo do nariz do sec. de Segurança.


E é em março também que surgem os primeiros acordos esdrúxulos para as eleições gerais, empanados pela perseguição ao técnico da seleção Dunga e pelas convocações para a Copa do Mundo. Copa como Carnaval são questões muito mais sérias e inadiáveis do que o futuro do país...


ABRIL


E assim chegamos ao mês da mentira! Reparem que a paz, as mães os pais, as crianças, a saúde e todas as outras coisas - boas ou más - têm apenas um dia por ano a elas consagrado, mas a mentira tem um mês inteirinho só para ela.


Mas como sempre ando na “contra-mão”, descarto um oferecimento de “cargo comissionado” neste desgoverno; e a guisa de resposta faço minha primeira aparição no Cartão Vermelho, e que derivou em um convite de passar a escrever e mandar notícias para nosso querido Blog de maneira efetiva( e totalmente gratuita).


Alair sai do silêncio que manteve por 4 meses e deu uma ampla coletiva de imprensa na Lagos TV e falou a verdade para quem quisesse ou não ouvir. Delma Jardim é expulsa de seu gabinete na Prefeitura por Alfredo Barreto – que descanse em paz, Marcos Mendes (mui amigo) toma chá de sumiço e Delma volta dias depois graças a ordem Judicial, e mais uma vez o prefeito se safa, e ainda acusa Alair de não lhe permitir governar a cidade – é minha gente a desculpa é velha e gasta, mas ele ainda não descobriu nenhuma outra!


Começam as ameaças, invasões de hackers, perseguições e processos aos Blogs, que ainda continuam. Moacir Cabral diz na Folha dos Lagos que os blogueiros só fazem barulho, mas não são dignos de serem chamados de imprensa séria.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.