Pular para o conteúdo principal

Sessão da Câmara 16/12/2010. Por Vinicius Peixoto


Com muita tristeza venho expor tudo que presenciei na sessão da Câmara de Vereadores de Cabo Frio do dia 16/12/2010.


Soube que o Presidente da Casa teria inserido na pauta do dia 14/12 um Projeto de lei inconstitucional e absurdo que impediria que o 2º colocado nas eleições tomasse posse como Prefeito da Cidade de Cabo Frio após 2 anos decorridos da eleição. E como cidadão descontente com o atual Governo fui à Câmara Municipal para protestar contra esse Projeto de lei covarde.


Cheguei à Câmara cedo, por volta de 16:30h, uma hora antes da abertura da porta da Câmara, sabendo que o espaço da assistência é pequeno e que a população iria comparecer para se manifestar.


Assim como era esperado, centenas de pessoas se aglomeraram do lado de fora da Câmara e no horário da abertura (17:30h) o povo entrou no corredor que dá acesso às escadas e a porta estava fechada , o funcionário da Câmara dizendo que cumpria ordens do Presidente da Casa não abriu a porta, mesmo sendo tratados como animais presos no corredor, imprensados por mais de meia-hora, as pessoas se comportaram ordeiramente tanto que a exposição de quadros ficou intacta mesmo com centenas de pessoas presas ali pelo Presidente da Casa.


Enfim, Alfredo liberou e a porta foi aberta, subindo as escadas me surpreendi, já haviam homens ligados à Prefeitura e ao Alfredo sentados na primeira fila da assistência.


Bom, todos acomodados dentro do possível (muitas pessoas ficaram do lado de fora), começou a Sessão, logo a população começou a se manifestar contra o Projeto de lei do Alfredo, as pessoas que foram colocadas pelo Presidente da Casa legislativa na assistência começaram a incitar a violência e a ofender o deputado Alair Corrêa que estava presente, em resposta, o povo revoltado começou a se manifestar com gritos de “Justiça” “O Povo Unido Jamais será Vencido” “Chega de Corrupção” “Fefedo Fujão”... Então os seguranças da câmara com muita agressividade, liderados por um que estava de camisa amarela, partiram para cima das pessoas empurrando-as, tentando se aproximar do ex-Prefeito do Arraial do Cabo Renato Viana, aÍ estava formada a primeira confusão iniciada pelos manifestantes, seguranças e funcionários da Câmara, que não queriam deixar que a população se manifestasse.


As coisas se acalmaram com a retirada dos seguranças pela Policia Militar que chegou ao local. A sessão recomeçou e não demorou muito, um funcionário da Câmara que estava de camisa vermelha reiniciou a confusão ao ofender um manifestante, até eu que sou uma pessoa equilibrada e tranqüila fiquei revoltado com o modo que o Sr. Alfredo Gonçalves e seus funcionários estavam tratando a população que estava presente e exercendo sua cidadania, nesse ínterim, chegou a esposa do Sr. Mansur com um grupo de pessoas ligadas a Marquinho Mendes, já não havia espaço para mais ninguém, e eles forçaram a passagem, empurrando e ofendendo as pessoas que estavam ali. Então uma nova confusão começou, um policial militar jogou Spray de Pimenta na direção de pessoas que não tinham nada a ver com o empurra-empurra, a ação policial foi totalmente desproporcional e violadora de direitos e prerrogativas. Ora, não havia necessidade nenhuma de utilizar o Spray, ainda mais em um local pequeno, fechado, com ar refrigerado central que poderia além de causar grande ardência e desconforto nos olhos, levar a óbito pela asfixia e problemas cardíacos em geral quando usado nessas circunstâncias em locais pequenos e com pouca circulação de ar.


Daí por diante foi só desespero por parte de todos, pessoas idosas passando mal, corre-corre, foi um deus- nos- acuda para todos manifestantes, vereadores, funcionários, PM’s... Se houve algum tipo de dano à câmara como banco quebrado, bebedouro que caiu... etc. Só posso dizer que foi por culpa do PM que utilizou de forma equivocada o spray de pimenta causando o pânico e do Presidente da Casa que não encerrou a sessão no intuito de que algo sinistro ocorresse na Casa para culpar Alair. Só uma observação, ali haviam funcionários públicos concursados, contratados, pessoas ligadas ao grupo de Marcos Mendes, amigos de Alair, pessoal da Imprensa, vereadores, cidadãos que sempre vão assistir à Sessão da Câmara, ou seja, qualquer um poderia se machucar, mas o Presidente da Câmara, não se sensibilizou com o pedido do policial para que ele encerrasse a sessão, não pensou em ninguém, apenas na possibilidade de tirar proveito da situação.


Já do lado de fora, muitas pessoas foram socorridas pela ambulância que chegou ao local. Mas o “Circo estava armado” também do lado de fora! O senhor Mansur estava lá completamente descontrolado, gritando, xingando, ofendendo as pessoas que tinham acabado de passar por tantas agressões e humilhações, ainda foram comparadas aos traficantes do Rio de Janeiro por esse senhor e seu pequeno grupo. Até eu, ao passar próximo a ele fui vitima de suas agressões verbais gratuitas e por pouco não fui vítima de agressão física, se não fosse por um cidadão que estava ao lado dele que o conteve...


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.