Pular para o conteúdo principal

Dunas de Cabo Frio - Patrimônio ameaçado. Por Vinícius Peixoto


Quem passa pela orla de Cabo Frio, se depara com aquele cercado, junto ao calçadão, trata-se de uma ação do antigo secretário de Meio Ambiente de Cabo Frio, Juarez Lopes, na tentativa de promover a preservação e a revitalização das Dunas e do ecossistema que ali se encontra, o qual, vem sofrendo intervenção humana, o que causa alterações indesejáveis a este ecossistema. Turistas utilizam a área como pista de rally e estacionamento para motos e até carros. Barraqueiros utilizam bugres, kombis e não zelam pela limpeza da areia, às vezes, as dunas servem até como abrigo para moradores de rua.


— As dunas de Cabo Frio constituem o mais importante registro eólico ativo do Sudeste brasileiro. A destruição da vegetação faz a duna perder estabilidade. As lagoas encontram-se abandonadas e pouco a pouco ameaçadas pelo avanço dos loteamentos — alertou o geólogo João Wagner Castro, do Departamento de Geologia da UFRJ, que comandou a equipe responsável pelo diagnóstico das dunas do litoral fluminense.


Quem tiver a curiosidade de observar de perto estes crimes contra o nosso Patrimônio Ambiental, basta fazer uma caminhada da Duna Preta, passando pela Praia das Dunas até o Foguete e constatar pessoalmente.


Não deixem de reparar que onde anteriormente existia uma placa sinalizando o local do Parque das Dunas, na praia das Dunas, a cobertura verde, composta principalmente por gramíneas e plantas rasteiras, que desempenham importante papel na fixação e proteção das Dunas e são habitat natural de uma grande diversidade de animais, vem sofrendo a ação de queimadas, bem como, a degradação gerada pelo lixo que é jogado indevidamente no local. Isso sem falar da Duna-Mãe (Duna Branca) que inclusive por sua importância e singularidade é um patrimônio natural tombado pelo INEPAC - Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Tombamento Provisório em 11.03.1985 e Definitivo em 08.04.1988) que está ameaçado pelo crescimento desordenado da Favela Manoel Corrêa que, aos poucos, está ocupando a área protegida.


Especialista em ecologia vegetal, o Professor Fábio Scarano, do Departamento de Ecologia da UFRJ, afirmou que a combinação de dunas móveis, restinga e floresta seca, no litoral de Cabo Frio e Búzios, é única no mundo e responsável por um grande número de espécies endêmicas (só ocorrem ali):


— Infelizmente, a região tem sofrido um processo de degradação muito voraz nos últimos dez anos devido ao crescimento demográfico acelerado. Aquele trecho do litoral carece com urgência de uma unidade de conservação — comentou o Professor Fábio.


Sobre o tombamento, o INEPAC faz as seguintes considerações:
"Filhas da sedimentação marinha e do vento nordeste, essas formações de areia são únicas no Estado, como ecossistema ímpar, patrimônio botânico e paisagem, com exceção das áreas militares da Marambaia. Há orquídeas e filodendros que só ali vicejam, amarradas pela vegetação da restinga ou varridas pelos ventos que as esculpem e as desfazem sem parar. Símbolo de identidade da região, à imagem da mais famosa entre elas, a Duna-Mãe, conhecida pelo povo como Dama Branca, é circundada por verdadeiros corredores de dunas, a ela paralelos, móveis ou já fixadas por vegetação de restinga. O tombamento resultou de estudo realizado com a Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente / Feema."


As Dunas cheias de vida são um patrimônio comunitário de extrema importância e são um grande produto turístico. Além disso, exercem funções ambientais importantes para o ecossistema da nossa região: estabilizam a linha Costeira, protegem o lençol freático, constituem barreira natural contra as ressacas do mar e são habitat para diferentes espécies da fauna e da flora. Como cidadãos, temos o dever de proteger nossas Dunas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.