Pular para o conteúdo principal

Movimento Voto Vivo. Com Gilmar Aguiar




EMANCIPAÇÃO DE TAMOIOS

Estou voltando depois de uma parada de três semanas para resolver questões pessoais no Rio de Janeiro. Aproveitei para me aprofundar nas questões que envolvem o processo da votação da PLP416/2008 que cria novas regras de emancipação e devolve às Assembleias Estaduais o poder de criar novos municípios. Sem contar com a terrível gripe que me abateu nesta semana.

Estive em Campinas reunido com as lideranças do Movimento Nacional EMANCIPA BRASIL e acompanhei-os até Brasília onde cumprimos uma agenda que incluía uma reunião com o Presidente da Câmara Henrique Alves, o líder do PT Arlindo Chinaglia e alguns senadores que aprovaram o projeto no Senado.

O que me deixou surpreso foi o discurso ensaiado dos governistas sobre o desejo da Presidenta Dilma para a um grande processo de municipalização no país. Há vários anos lutando pela emancipação é a primeira vez que vejo o governo com um discurso tão progressista neste tema.

Durante anos, milhares de distritos no Brasil foram reféns dos coronéis e barões, do gado, da cana de açúcar, do petróleo e do turismo. Distritos abandonados e buscando heroicamente a sua independência. Os que conseguiram foram por conta e risco dos barões e coronéis que acharam importante a criação de outro curral eleitoral. Neste cenário estigmatizou-se as emancipações como a FARRA DO BOI.

Hoje, tramita em regime de urgência, a PLP 416/2008 oriunda da pia batismal do Senado e entrou na pauta para dia 4 de junho, desta forma, caso não tenha recebido emendas, o projeto vai direto para a sanção presidencial. Importante informar que o colégio de líderes acordou a aprovação.

Nesta PLP estão “apensados” 22 projetos acumulados ao longo dos anos, formulado pelas duas casas e discutidos à exaustão. Os critérios são rigorosos e quando estudamos cada um deles concluímos que não haverá farra do boi e somente os distritos que possuem ferramentas de sobrevivência além do FPM (fundo de participação municipal) se enquadram nos critérios necessários para o batismo político.

Nos dois dias que percorremos os corredores do Congresso, de gabinete em gabinete, ouvimos que a Presidenta entende que a municipalização descentraliza de forma ampla a economia e o poder, pois é entendimento em Brasília que a coronelização não é um fenômeno exclusivo do interior do país e o novo distrito além de gerir pessoalmente seus recursos, com a expansão dos três poderes na região redesenha a democracia já viciada nos estados.

Porém neste sentido a luta de Tamoios toma nova dimensão e os seus líderes novas responsabilidades. Para Cabo Frio, uma emancipação negociada poderia criar um grande avanço na região para ambas as cidades. Cabo Frio, sem a responsabilidade de construir uma nova cidade (Tamoios), concentraria mais a renda no Centro e promoveria um aumento no IDH como nunca ocorreu antes e quanto a Tamoios, a explosão do seu PIB per capta criaria uma cidade muito mais esplêndida do que qualquer projeto administrativo cabofriense poderia promover.

Para nós, tamoienses, a luta está próxima do fim, mas precisamos discutir com Cabo Frio uma emancipação que todos saiam ganhando. Assim como no filme “Papillon” de J. Schaffer, estrelado por Steve McQueen e Dustin Hoffman, Tamoios tem acreditado e lutado pela sua liberdade sempre, não importando quanto tempo estamos nessa luta. Este sentimento é inegociável por transcender aspirações mundanas. A luta pela nossa liberdade transformou-se na chama que sustenta nossa autoestima. É a forma mais legítima e nobre do homem exercer sua condição humana, do homem lembrar que é homem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.