Pular para o conteúdo principal

A “Nota à Sociedade Brasileira” Humilha a Militância do PT.






Por Pedro Nascimento Araujo

Atende por “Nota à sociedade brasileira” um dos documentos mais surreais já apresentados. Com assinatura e liderança de Rui Falcão, presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), a nota traz ainda as firmas de Eduardo Campos (PSB), Valdir Raupp (PMDB), Renato Rabelo (PCdoB), Carlos Lupi (PDT) e Marcos Pereira (PRB). Com exceção do peemedebista Raupp, que no melhor estilo Bill Clinton (perguntado se já havia consumido marijuana, o então candidato a presidente americano respondeu “fumei, mas não traguei”), disse que não leu e foi coagido a assinar, mas não retirou a assinatura, os demais se limitaram ou a tentar reduzir os danos (Campos disse que essa versão, teoricamente a quarta, era “muito melhor” que as primeiras) ou a manter um constrangedor silêncio. De concreto, o documento deixa uma dúvida no ar: ou o PT vive em um universo paralelo, que descreverei a seguir, ou seus dirigentes pensam que a sociedade brasileira, ao contrário do que afirma Clinton, fuma e traga muito.

Ao afirmar que a oposição tenta “pressiona o STF”, a nota do PT lança suspeitas sobre a lisura da mais alta corte do Poder Judiciário. Ao afirmar que o Mensalão (ao qual a nota, sintomaticamente, se refere como “Ação Penal 470”) é “um julgamento político, para golpear a democracia e reverter as conquistas que marcaram a gestão do presidente Lula”, o comando do PT, no mínimo, delira. Na verdade, o comando do PT está preocupado com os riscos de, após a cada vez mais provável condenação penal de suas estrelas de primeira grandeza (dentre as quais se sobressai José Dirceu, a pessoa que urdiu o “Lulinha Paz e Amor” e que estava sendo preparado para sucedê-lo na presidência do Brasil) por parte do STF, ver Lula da Silva, estrela-mor do partido, réu em um processo penal como comandante do Mensalão.

A arrogância é um componente tão petista quanto a estrela vermelha emprestada dos soviéticos que os petistas exibem na lapela. Pena, porque o Mensalão poderia ter sido o momento de o partido recriar-se, expurgando os que compactuam com corrupção de seus quadros. Sua histórica militância merecia isso. Mais ainda, o Brasil só teria a ganhar com um novo PT, firme na defesa dos valores republicanos, poderia ter nascido dessas cinzas nefastas. Infelizmente, não foi o que ocorreu. A arrogância, como sempre, prevaleceu: o comando do PT acha que ninguém no partido errou – João Paulo Cunha, José Genoíno e José Dirceu, dentre outros, não apenas não foram expulsos do PT, ao contrário do que ocorreu em outras agremiações (José Arruda, governador cassado do DF, foi expulso do Democratas), como continuaram ocupando altos cargos no partido. E, no comando do PT, geram documentos constrangedores para sua militância como a “Nota à sociedade brasileira”.

A sociedade brasileira está sóbria e firme na defesa dos valores republicanos, assim como a maioria da militância do PT. O comando do PT, contudo, vive em outro universo, no qual nenhum dos seus erra – e, se são apanhados pela Justiça, não é porque erraram, mas sim porque a oposição que “golpear” o PT. Esse descompasso entre universos faz com que o partido humilhe sua militância através de atitudes como a “Nota à sociedade brasileira”. Os militantes do PT, majoritariamente pessoas bem intencionadas, não concordam com a “Nota à sociedade brasileira” criada por Falcão. Eles querem seu partido de volta, defendendo os melhores valores republicanos – aqueles que estão acima de diferenças político-ideológicas, como a honestidade e o respeito à coisa pública. Para o bem da sociedade brasileira, esses militantes merecem o respeito de todos.

Pedro Nascimento Araujo é economista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.