Pular para o conteúdo principal

João Paulo II. Por Dr. Marcelo Paiva Paes


Apenas para que a história não fique restrita ao show midiático da beatificação de João Paulo II, queria lembrar alguns episódios:

Sobre seu pontificado a cúpula da igreja católica abençoou muitas ditaduras. Com Pinochet, um dos mais, se não o mais sangrento e cruel de todos os ditadores sul americanos, o polonês Wojtyla manteve estreitas relações. A seu lado acenou para as pessoas na sacada do Palácio de La Moneda, o mesmo palácio que anos antes viu o assassinato de Allende ser apregoado pelas forças golpistas do ditador chileno como suicídio. Ditador, e traidor, haja vista que Pinochet havia sido membro do gabinete militar de Salvador Allende, e por ele fora nomeado comandante do exército.

Pois bem, o crudelíssimo chefe do golpe de estado chileno, que torturou milhares de pessoas com choques elétricos nas partes íntimas dos homens e das mulheres, que assassinou por asfixia nas horas lúgubres do amanhecer pais, mães, filhos e filhas, este crudelíssimo assassino, como dizia, recebeu a “sagrada comunhão” das mãos do polonês. E este jamais reprovou seus crimes, e jamais exigiu-lhe que pedisse perdão.

Estamos falando, lembrem-se, de um “beato” que trancou a cadeado os escândalos do Banco Ambrosiano de Milão (um banco com controle acionário do vaticano), escândalos das finanças e também de assassinatos. Pior, este polonês deu asilo ao protagonista de tudo isso, o americano ordenado sacerdote por Chicago, Paulius Marcinkus, homem então procurado pela justiça de todo o mundo. Para quem quiser se lembrar melhor deste fato, a wikypédia pode ser um caminho.

Outro personagem terrível, protegido por Karol Wojtyla, foi Marcial Maciel, o pedófilo fundador da Ordem Legionários de Cristo. Aliás, a própria ordem admitiu em 2010 que vários seminaristas foram abusados sexualmente por Marcial Maciel, e emitiu uma nota oficial pedindo perdão a todos "que tenham sido afetados, feridos ou escandalizados com as ações reprováveis do nosso fundador".

O pior disto tudo é que enquanto protegia criminosos, pedófilos e ditadores, Wojtyla se bateu ferozmente contra teólogos que lutavam, pela justiça e pela liberdade dos povos, como Leonardo Boff, Frei Beto e Ernesto Cardenal.

Duvido muito que os que hoje beatificam João Paulo II voltem os olhos para agraciar o Bispo José Gerardi, que denunciou o genocídio da Guatemala, lutou para responsabilizar seus autores, e acabou assassinado com uma pedrada que destroçou sua cabeça.

Enfim, não quero criticar a beatificação, apenas gostaria que estas coisas fossem discutidas, pois fazem parte da história, e devemos oferecer ao povo a história toda, não apenas uma parte, ou um espetáculo midiático, como se nada mais houvesse acontecido.

O povo saberá escolher o seu lado, mas ele precisa conhecer tudo.

Queria também fazer um paralelo, e engrandecer alguns que certamente jamais serão vistos como santos pelo Vaticano.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.