Pular para o conteúdo principal

O Brasil Que Fala Grosso. Por Pedro Nascimento


Algo de muito significativo e positivo acontece no Brasil. Desde o último dia 10, o governo brasileiro resolveu fazer uma retaliação disfarçada às barreiras que a Argentina vem impondo aos produtos brasileiros há mais de um ano. Falo em retaliação disfarçada porque, tecnicamente, para não correr risco de processo na OMC, o Brasil aplicará as novas barreiras não-alfandegárias (suspensão da liberação automática das guias de importação dos automóveis) para os automóveis importados de todos os países, mas, na prática, os fiscais aplicá-las-ão somente aos de origem argentina.

Convém lembrar que, durante o governo Lula da Silva, mentor e antecessor do governo atual, o Brasil aceitava qualquer disparate, desde que perpetrado por países mais pobres. A tomada de uma refinaria boliviana da Petrobras em 1º de Maio de 2006 pelas forças de Evo Morales foi apenas o exemplo mais radical de uma política internacional que nos transformava em um país que ninguém respeitava. Apenas para lembrar como este país já foi sério: a última vez que algum país tomou para si uma propriedade brasileira manu militari (o vapor Marquês de Olinda, aprisionado em 11 de Novembro de 1864 pelas tropas do ditador paraguaio Solano López), o resultado foi guerra. Porém, sob Lula da Silva, não aconteceu nada – não só aceitamos o avilte, como o presidente ainda defendeu os agressores.

Na verdade, durante o governo anterior, o Brasil aceitou as sucessivas violações unilaterais do tratado de livre-comércio que temos com a Argentina. O país vizinho, que não consegue sair da crise que anos de populismo deixaram como legado, restringia as exportações brasileiras para proteger sua economia. Naquela época, o Brasil deixava por isso mesmo, em nome de uma obsessiva busca por apoio ao projeto de ser membro permanente do Conselho de Segurança da ONU – a mesma que nos fez andar de mãos dadas com ditadores sanguinários como Kabila, Ahmadinejad, Castro e Kadhafi, entre outros, ignorando os princípios mais básicos de humanismo, que são base histórica da nossa diplomacia.

Agora, parece que a presidente Dilma Roussef decidiu que é hora de o Brasil voltar a falar grosso. Já não era sem tempo. Mesmo porque, se o Brasil precisa da Argentina, a Argentina também precisa do Brasil. Não há como ser de outra maneira: o comércio tem que ser justo e bom para todos os envolvidos. A reação argentina foi a esperada: o país estrilou, mas já se declara disposto a remover as barreiras que impôs há mais de um ano ao Brasil para que o Brasil também remova suas novas barreiras. É bom para ambos, pois o livre-comércio beneficia os dois países. Falar grosso funcionou.

Por isso, é correto reconhecer que, desde que o Brasil passou ao comando de Dilma Roussef, nossa atuação externa melhorou – e muito. A presidente, que ainda está no início de seu mandato, já começa a construir um legado: não apóia mais as violações de direitos humanos e não aceita mais os absurdos que outros países se acostumaram a fazer sob Lula da Silva. Se a doutrina Roussef seguir por esse caminho, o Brasil sairá de seu governo muito mais respeitado que quando ela assumiu. Sem precisar nem fazer concessões absurdas nem explorar ninguém – apenas agindo corretamente e segundo seus princípios, com firmeza. O Brasil voltou a falar grosso.

Pedro Nascimento Araújo é economista.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.