Pular para o conteúdo principal

Saudades de Falar um Pouco de Cultura.


Por Dr. Marcelo Paiva Paes

O Gabeira postou um texto no facebook que de uma vez só tenta abordar três casos:

1- O caso Palocci,

2- O caso do livro de gramática, e

3- O caso do Cabral deixar os bombeiros irem em parada Gay de carro e uniforme quando estávamos vivendo uma greve da categoria.

De forma rápida, afinal é um comentário, escrevi o seguinte texto:

Bem, lembro-me de um filme que explica o caso Palocci, "A Súbita Riqueza da Gente Pobre de Kombach". Neste filme alguns camponeses miseráveis ficam ricos da noite para o dia após um assalto. Por não terem afinidade com dinheiro gastam-no de forma desmedida, e são, por esta razão, descobertos no seu crime. De forma metafórica acho que podemos analisar o caso palocci por este prisma que, na verdade, é um velho ditado popular: "Quem nunca comeu melado, quando come se lambuza". E, claro, esta súbita riqueza se não vem do assalto formal, vem, pelo menos, do tráfico de influência e dos lobbys que ele fez, o que em se tratando de questões da República, não deixa de ser também, para não polemizar muito, um ato ilícito. Mas, qualquer semelhança entre a súbita riqueza da gente pobre de Kombach, e a súbita riqueza de um ministro do Brasil será apenas mera coincidência, até porque aqui certamente não haverá punição.

Por outro lado, o caso do livro é lamentável, não porque ensina o errado, acho esta discussão menor, mas porque a própria literatura brasileira, e estou falando da boa literatura, está repleta de exemplos como os do livro, entretanto não é por aí que o livro vai. O livro vai pela discussão, exatamente errônea ao meu ver, de dizer o que é certo e o que é errado. Claro que tudo pode estar certo, há exemplos assim na língua inglesa, com Ulysses, de Joyce, foi assim em Guimarães Rosa, e mesmo em Dante na sua Divina Comédia foi assim, através da insipiente e nova língua italiana, como será assim em muitos momentos futuros. Mas o livro não vai por aí, o livro vai pelo maniqueísmo do certo e do errado, e mesmo quando diz que pode ser certo o errado ele está reforçando o discurso maniqueísta. Fora deste discurso, insisto, está a literatura e sua genialidade, capaz de aceitar Candeia e sua letra de música que diz ".. quero assistir ao sol nascer, ver as águas do rio correr, ouvir os pássaros cantar...", ou o Milton nascimento cantando “Quem me ensinou a nadar, quem me ensinou a nadar, foi, foi, marinheiro, foi os peixinhos do mar...”, e ainda Manoel Bandeira, que nos ensina “Dá-me um cigarro, diz a norma culta da língua, mas o bom brasileiro... diz deixa disso camarada, me dá um cigarro”, e, para finalizar, Noel Rosa ao cantar “tudo aquilo que o malandro pronuncia, com voz macia, é brasileiro já passou de português...”

Bem, para terminar, o caso de Cabral nada mais é do que a Sociedade do Espetáculo, de Guy Dabord, se estás em dificuldade faça um show qualquer, isto desviará a atenção do público, pois ele está mais próximo dos espetáculos do que dos assuntos mais difíceis de se resolver.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.