Pular para o conteúdo principal

Obesidade Mal da Modernidade.


Por Fabrício Fouraux

A obesidade vem aumentando de maneira significativa em todo o mundo. Em países como o Brasil onde tem uma tecnologia em desenvolvimento, a inatividade aumentou durante os anos, assim como o estresse do dia corrido e a alimentação descontrolada.

Sabe qual o preço que pagamos? A humanidade está ficando obesa. Em países como México, Egito e África do Sul, mais de 50 % dos adultos apresentam sobre peso; na América Latina, 1/4 dos adultos tem sobrepeso; no mundo, 1,3 bilhões de pessoas têm excesso de peso, enquanto 800 milhões de pessoas estão abaixo do peso limite saudável.

Entre a população jovem, a situação é ainda mais preocupante, pois hoje em dia o número de crianças obesas ultrapassa o número de crianças desnutridas.

Definimos obesidade como um aumento da massa gorda corporal total. Constitui fator de risco para doenças como: diabetes, câncer, hipertensão, doenças cardiovasculares e depressão e pode ser gerada pelo estresse, privação de sono, mutação genética ou por bactérias que fazem parte da nossa flora intestinal. No entanto, sabemos que na maioria dos casos é conseqüência da ingestão alimentar e a falta de atividade física.

Além de este tecido funcionar como tecido de reserva energética, suas células possuem propriedades endócrinas, produzindo e liberando substâncias e hormônios que, ao caírem na corrente sanguínea, irão agir e interferir na funcionalidade de outros órgãos do organismo.

Vários males são conseqüência da obesidade, e em investigações recentes foi comprovado mais um ela e a depressão estão fortemente associadas. A depressão também é caracterizada por um estado de inflamação crônica de baixo grau, pois ativa respostas inflamatórias através da liberação pelo tecido adiposo de citocinas, que atuam estimulando ainda mais o acúmulo de peso. Estudos realizados em 2008 mostraram que a redução do peso, através de exercício físico e dieta beneficiaram o tratamento de tais desordens psicológicas, além de melhorar a qualidade de vida desses pacientes.

A qualidade de vida de uma pessoa obesa, ou mesmo daquele que está com uns quilinhos extras é muito menor quando comparada a de uma pessoa em seu peso normal / ativa e aqui foram citados superficialmente apenas alguns problemas causados pela obesidade no que diz respeito à inflamação.

Em reportagem na revista saúde deste mês foram colocados alguns pontos interessantes, quando a pessoa obesa perde 5% de seu peso:

1. A perda de peso faz com que desencadeie o processo de melhora significativa do potencial de recordação.

2. Diminuição de 12mg/dl do colesterol ruim que deve ficar abaixo de 100 mg/dl.

3. Menor massa gorda reduz os riscos de câncer. No Brasil 19% dos casos poderiam ser evitados se as pessoas mantivessem o peso.

4. Mais leve, o corpo deixa de produzir insulina aos montes para lidar com o açúcar. O hormônio favorece a retenção de água e sal. 6 mmhg é quanto pode cair a pressão, o que já ajuda a manter em 120 mmhg X 80 mmhg.

5. Articulações ela agradecem. Alivio grande nas forças compressivas pois quando caminhamos a pressão é de 2 vezes o peso do corpo, trotando 3 vezes o peso e correndo de 5 a 6 vezes o peso do corpo.

Sabe-se que a prática regular de atividade física traz inúmeros benefícios e reduzindo 5% de gordura já faz uma grande diferença, além de estimular a conquista do peso ideal para que tenha mais saúde.

MUITA ENERGIA, TE VEJO NA ACADEMIA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.