Pular para o conteúdo principal

Qual o Número Ideal de Séries e Repetições?


Por Fabrício Fouraux.

Estabelecer a quantidade ideal de treino, seria muita arrogância da minha parte, sendo que nem a ciência do treinamento físico, colocou um ponto final nessa polêmica. Na academia, nós Profissionais de Educação Física, sempre ouvimos perguntas do tipo: "quantos exercícios devo fazer?", "Seria melhor fazer 5, 4 ou 3 exercícios para o peitoral?" ou "quanto tempo devo passar na academia?". A RESPOSTA É APENAS UMA PARA TODAS ESSAS QUESTÕES: DEPENDE. Devemos sempre respeitar os quantitativos (volume) e qualitativos (intensidade), que é base de qualquer treinamento, sendo que o problema com a maioria das pessoas é simplesmente o exagero na quantidade e pecam na qualidade, assim não conseguindo um bom resultado.

Esta briga entre adeptos de treino com volume alto e os que pregam volume baixo, vem acontecendo a alguns anos, tendo defensores ilustres para o treino de alto volume, como William Kraemer e Steven Fleck, mas os treinos propostos por estes autores têm em média 25 séries por dia, dividido em duas sessões (double split). No outro extremo estão os adeptos do HIT (high intensity training) que usam volumes de 1 a 4 séries por semana, compensando com técnicas de intensidade para obter resultados.

Vale destacar uma pesquisa publicada no Journal of Conditioning Strength Research em 1997, onde OSTEBERG et al compararam os resultados obtidos com treinos de volume semanal igual a 3, 6 e 12 séries e não foram encontradas diferenças significativas entre os protocolos. Ao final do estudo não houve diferença entre os ganhos de força nem de massa muscular. No dia a dia da academia tem-se verificado que treinos com volume de 12 séries semanais (seis séries por sessão de treino) são suficientes para os músculos

grandes do tórax (peito e costas), podendo ter mais séries para os músculos da coxa e menos para bíceps e tríceps, se realmente for necessário treinar os músculos pequenos. Isto implica que treinos com duração de cerca de 30 minutos podem ser eficientes para obtenção de ótimos resultados.

Qual o número ideal de repetições para hipertrofia? Seria 10? 8? 12?

Infelizmente muita gente ainda acredita em um número lendário de repetições considerado ideal. Quem nunca ouviu ou executou o clássico 3x10? Parece que existe um botão que aciona cada qualidade física dentro do músculo ao executar repetições. Se passar de 6 repetições o botão da hipertrofia é ligado e desligado rapidamente ao cruzar a famosa linha das 12 repetições. Chega ser estranho o músculo possuir um contador implacável acionando os sinais de hipertrofia quando se supera a marca "ideal" de repetições e os interrompendo a partir da décima terceira.

Simplificando isso não existe e suas comprovações são controversas. Não me entendam mal, o número de repetições é um fator, mas jamais deve ser analisado isoladamente dentro do complexo contexto que origina a hipertrofia muscular, para sermos mais precisos devemos analisar a velocidade da contração tanto excêntrica quanto concêntrica, tempo de pausa na contração e no alongamento, ênfase dada em determinados ângulos dentre outros fatores.

Para facilitar a compreensão pense no supino reto e sua execução abaixo:

1. Na primeira série imagine-se levando um segundo para realizar cada repetição, na segunda aumente o tempo de cada repetição para 6” e na terceira suba para 15”. No primeiro caso sua série estaria acabada em 10 segundos, no seguinte ela levaria 1 minuto, já no último você demoraria algo em torno de 2 minutos e meio.

É simples, trabalhos em cima das vias metabólicas necessárias para manter o exercício, no primeiro caso prioritariamente à via anaeróbia alática (utilizando prioritariamente os fosfatos de alta energia), já a segunda série entraria em maiores escalas no metabolismo anaeróbio de glicídios, provavelmente aumentando as concentrações de lactato e reduzindo o pH, e o terceiro já começaria a entrar no metabolismo oxidativo. Do ponto de vista neuromuscular os três protocolos produzirão diferentes estímulos e distintos padrões de recrutamento das unidades motoras. Portanto ocorreriam adaptações diferenciadas para cada caso.

Sim, caros amigos existem diferenças entre as diversas maneiras de executar um movimento, não sendo tão fácil como parecia. Não existe receita de bolo, um padrão pronto que se adapta aos diferentes padrões genéticos, por isso é de suma importância uma avaliação física bem feita, para a prescrição de uma série individual, onde seus objetivos e restrições serão trabalhados.

Sempre tenha um acompanhamento de um profissional formado especializado.

Abraços e MUITA ENERGIA TE VEJO NA ACADEMIA!


Prof. Fabrício Fouraux.

Pós-Graduado em Anatômia, biomecânica e Medicina Desportiva.

Mestrado em Bioética.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.