Pular para o conteúdo principal

Coluna do Demerval Soares.



PROJETO SOCIAL: ”UMA MÚSICA EM MINHA VIDA” ENCHE DE ESPERANÇA, ENCANTA E EMOCIONA ALAIR CORRÊA !!!

No último dia 14 de agosto foi realizado na Igreja Assembléia de Deus – Campo Madureira - no Bairro Jacaré, Cabo Frio/RJ, um evento cultural organizado, dentre outras pessoas, pelo Maestro Valquer Barbosa de Oliveira idealizador e fundador do Projeto Social ”Uma Música em Minha Vída” e pela Assessora do Senador Francisco Dorneles a Srª Dalise Duboc, intusiasta e apaixonada pelo projeto, que transmitiu a Alair a certeza de que a idéia da Setorização da Dignidade será um dos pilares principais do seu programa de governo e que, sem dúvida alguma, será um marco na história de Cabo Frio.

A Setorização da Dignidade, idealizada por Alair, trabalhará em várias vertentes, terá na cultura seu divisor de águas na inclusão social, pescando talentos em mares nunca dantes navegados pelo setor público, direcionando seu foco principal para a periferia da cidade, dando oportunidades e, conseqüentemente, vida àqueles que, devido à exclusão social, ficaram à margem da sociedade e tem seus talentos podados pela inexistência de oportunidades.

O projeto ”Uma Música em Minha Vída” tem na pessoa do Maestro Valquer Barbosa de Oliveira um símbolo de cidadão, que tem na sua forma abnegada de ser o prazer de lutar pelo bem comum e com a garra de quem acredita em que a cultura é um caminho que pode mudar a história daqueles que não acreditam mais no amanhã.

“A boa música é capaz de transformar a vida de uma pessoa”. Com este pensamento, o maestro Valquer Barbosa de Oliveira ensina música para crianças e adolescentes de vários bairros da periferia em Cabo Frio. A demanda não pára de crescer, gerando a necessidade de estruturar o trabalho que foi oficializado como Projeto Social Uma Música em Minha Vida. Atualmente, 250 crianças e adolescentes com idade entre sete e 18 anos são atendidas.
           
Com aulas teóricas e práticas, os integrantes são apresentados ao mundo da música. As aulas acontecem uma vez por semana, nas igrejas dos bairros onde moram – que gentilmente cedem o espaço para o projeto, que ainda não possui uma sede própria. Quando há possibilidade, os integrantes levam o instrumento para ensaiar em casa. “Infelizmente não podemos dar respaldo para todos, pois temos instrumentos apenas para 40% dos alunos. Os demais aprendem a parte teórica e aguardam a oportunidade de terem um instrumento para treinar”, informa o maestro. 
 
Uma das ambições do projeto é evoluir para uma escola de música gratuita em Cabo Frio. Para que isso aconteça será necessário vencer muitos obstáculos, a começar pela conquista da sede própria. Há dois anos, o projeto foi registrado como uma ONG (Organização Não-Governamental) e hoje caminha para se transformar em uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que dará maior autonomia ao projeto. “Esse ano será de arrumação. Em 2013 estaremos preparados para dar uma estrutura melhor para as crianças”, considera o maestro.

No evento realizado na Igreja Assembléia de Deus – Campo Madureira – Bairro Jacaré, citado acima, vimos uma Igreja lotada e uma população sedenta por oportunidades. Jovens talentosos tocando com desenvoltura uma música clássica sem nada a dever às Orquestras Sinfônicas mais estruturadas e mais famosas; a prova derradeira de que, com respeito, dignidade e um mínimo de apoio pode-se transformar um presente sem nem sequer um raio de luz em um futuro iluminado pelo brilho da esperança.

Maestro Valquer com um discurso forte e com a sabedoria de um cidadão que conhece a realidade dos bairros mais carentes em nossa cidade relatou um pouco de sua luta em tocar o projeto ”Uma Música em Minha Vida”, mas tocou em cheio mesmo os corações das pessoas quando disse ”...o meu sonho não é formar músicos ou mesmo uma Orquestra Sinfônica, mas sim seres humanos e , mais ainda, adores a Deus”  o que fez muitas pessoas se emocionarem, inclusive Alair Corrêa, que ouviu atentamente suas palavras.


Em sua fala Alair disse que estava emocionado com o que vira. Ali estava a Cabo Frio que os cabo-frienses não conhecem, sentia naquele momento a certeza de que Cabo Frio tem jeito e, mesmo com a falta de investimento do poder público, há pessoas abnegadas como o Maestro Valquer que abraçam uma causa como esta e não só descobrem talentos, como também ajudam a retirar do crime ou das drogas, jovens que tem resgatada sua auto-estima e são trazidos novamente junto à sociedade.

Alair, em seu discurso, cita os milhares de shows de todos os estilos de músicas que trouxe para a cidade. Amante da música, em especial da música clássica, trouxe várias vezes a Orquestra Sinfônica Brasileira, com destaque no mundo todo, e já projeta para um futuro próximo trazê-la novamente só que, desta vez, fazendo uma parceria com os jovens do projeto ”Uma Música em Minha Vida”.

Com isso, deixa claro que sua idéia é pinçar todo e qualquer talento possível, valorizando organizações e projetos como o do Maestro Valquer, enfim, mostrar para o Rio de Janeiro e para o Brasil que em Cabo Frio o cidadão não será respeitado apenas na propaganda, mas sim verdadeiramente como um todo, tendo oportunidades e condições, independente da classe social a que pertence. Sabe e acredita que com trabalho e competência vai conseguir transformar uma cidade bilionária, que hoje é detentora dos piores índices de desenvolvimento na CIDADE DA DIGNIDADE,  fazendo a platéia vibrar e aplaudir de pé na certeza de que SE JÁ DEU CERTO, VAI DAR CERTO NOVAMENTE !!!!

Demerval Soares é Bacharel em Administração de Empresas e Pós-graduado em Gestão Empresarial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.