Pular para o conteúdo principal

Passando a Limpo. Por Charles Domingues.




MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

Caros amigos leitores, um dos maiores desafios que hoje se encontra inserido nas políticas ambientais, esta na mobilidade urbana. Obedecendo a própria tendência do desenvolvimento sustentável, dentro de um cenário de desenvolvimento social e econômico do país priorizando a utilização inteligente dos recursos naturais, a mobilidade sustentável sempre quando analisada por uma maioria, parece algo de ficção ou pura utopia de ecochatos, porem quando deparados ao quase que inevitável crescimento desenfreado da economia o que resulta em sua maioria, em uma necessidade frenética da população em se locomover seja via automóveis, transportes de massa transportes de carga e etc.. A mesma vira a mais pura realidade.

O cidadão tem enfrentado um verdadeiro caos, quando se trata de locomoção, ainda mais em se tratando de veículos particulares, o resultado disso é facilmente notado nas filas de congestionamento que se formam em horários de rush (hora de ponta), hoje o transporte motorizado se apresenta totalmente insustentável, quando analisamos também pelo aspecto ambiental, haja vista a poluição sonora, atmosférica, aquecimento global, perda de tempo, degradação do espaço público e a própria exposição dos usuários dentro de seus veículos.

Devido a tudo isso o governo federal aprovou a lei da Lei Federal nº 12.587 de 2012, que trata da Política Nacional de Mobilidade Urbana, que visa exatamente como a própria política define, “contém princípios, diretrizes e instrumentos fundamentais para o processo de transição”.

A Mobilidade urbana sustentável que é o tema dessa coluna, como conceito, a mesma ainda não tem uma definição especifica, porem em se tratando de desenvolvimento sustentável podemos entender que a mesma leva em consideração o tripé de sustentabilidade, ou seja, esta focada no social, ambiental e econômico. Seria uma espécie de integração entre os três campos.

O grande problema existente para por em prática a mobilidade urbana sustentável, esta exatamente no crescimento desenfreado das metrópoles, sendo que essas podem afetar o desenvolvimento das cidades medias ou pequenas isso se vê em altas temporadas, quando é facilmente notada a presença excessiva de veículos o que torna a mobilidade insustentável.

Estudos mostram que muitas megacidades da América Latina já alcançaram o desenvolvimento sustentável ampliando o seu sistema de transporte urbano por intermédio de trens, metrôs, VLT’s, ciclovias dentre outros, porem para que os mesmos surtam o efeito necessário se faz necessário diminuir o uso do automóvel.

A fim de fomentar a mobilidade urbana sustentável, e de transformar essa necessidade em algo muito próximo de uma realidade, se faz necessária uma gestão de trânsito eficiente em geral utilizando ferramentas de controle via softwares, somasse a isso o uso de tecnologias para implantação de sistemas sobre trilhos, como metrôs, trens e bondes modernos (VLT’s), ônibus "limpos", com integração a ciclovias, esteiras rolantes, elevadores de grande capacidade.

E necessário um esforço muito grande por parte não só dos governantes, mas também da população, pois existem culturas já enraizadas que dificultam a ação do próprio poder publico, pois o cidadão ainda não abre mão do transporte individual.

Cabe lembrar que a utilização de transportes com uso de energia elétrica, ou veículos híbridos, resulta em um menor impacto na mobilidade urbana, como também promovem a mobilidade sustentável no que se refere ao uso de combustíveis fósseis.

O Uso da mobilidade sustentável resulta em grandes vantagens para o mundo empresarial, uma vez que uma gestão otimizada do deslocamento, resultará em uma maneira eficaz do individuo se locomover aumentando a sua produtividade e rendimento, reduzindo-se os custos de operação. E por outro lado, evita as poluições via emissões de enxofre (SOx), material particulado etc., como o caso de veículos a diesel, assim como os óxidos de nitrogênio (NOx) monóxido de carbono (CO.) hidrocarbonetos não queimados (HC), que são emissões características dos motores movidos a gasolina.

Charles Domingues é Gestor Ambiental e Químico. Não deixe de acompanhar o meu blog: www.charlesdomingues.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.