Pular para o conteúdo principal

Palavras Que Merecem Reflexão.



ALAIR SHINKANSEN
Por Gilmar Aguiar

A notícia que o prefeito de Cabo Frio encerrará as atividades da SECAF, substituindo-a por uma nova autarquia, cabe infinitas reflexões e apenas uma conclusão.

Sabemos desde a idade de Cristo que a SECAF sempre foi uma enorme caixa preta financeira, financiadora de muitos contratos assumidos pelo executivo e jamais fiscalizados pelo legislativo.

Neste caso os auditores da prefeitura concluíram que a eutanásia é a solução mais apropriada para a instituição do lixo cabofriense.

Concordo com o blogueiro Chicão quando ele diz que criar uma nova autarquia sem introduzir os anticorpos de transparência resultará em expor a nova instituição aos vírus fatais que minaram a saúde da SECAF, é trocar seis por meia-dúzia, e aí, aplica-se o ditado PAU QUE NASCE TORTO MORRE TORTO.

Mais uma vez fica clara a importância de um legislativo competente e fiscalizador. Nunca foi tão importante para Cabo Frio a atuação dos gabinetes da câmara atuarem com seus advogados e consultores para que possam acertar na elaboração de mecanismos anti-corruptíveis para que a nova autarquia não se torne a mesma caixa preta que se tornou a SECAF.

Porém esta decisão também revela a nova faceta do Prefeito Alair Correa, o ALAIR SHINKANSEN. Ao transformar as subprefeituras em autarquias, criar a nova CODESTAM e substituir a SECAF, o prefeito aposta na descentralização administrativa como novo modelo de gestão.

SHINKANSEN é como os japoneses chamavam o trem bala. Mas como se sabe a velocidade extraordinária do trem bala japonês era consequência da atuação de um motor independente em cada vagão. este artifício combinava um comando único com vária respostas simultânas mas autônomas. Pode ser que dê certo. o único inimigo deste projeto está na sua própria genética, a política, ela sim, pode por tudo a perder.

Nos anos 80, os japoneses substituíram a linha de produção de Henry Ford pelo sistema milenar chamado KANBAN e invadiram os EUA com seus Toyotas. OS EUA responderam criando, nos anos 90 o JUST IN TIME e recuperaram a liderança do gerenciamento administrativo. Nos anos 2000, as duas correntes administrativas se fundiram dando o nome de HOUSE KEEPING. Este se tornou o sistema de gerenciamento mais adequado para a era da globalização. Eu estava lá desde 1983 e acompanhei no chão das fábricas toda essa evolução, ano após ano. Alair não.

Então porque porque Alair com esta idade consegue absorver com tamanha facilidade tais mudanças? pode ser fruto de uma boa consultoria ou de uma boa assessoria. Mas nos dois casos podemos observar que torna-se necessário duas coisas importantíssimas, sejam elas, dois bons ouvidos. e, pode estar aí o segredo do sucesso deste cara e revelado também o segredo da sua extrema capacidade de se reinventar.

Não quero aqui, fazer apologia a Alair Correa, até porque corro o risco eterno de ser agredido pelos seus seguidores de estar tentando uma boquinha no governo e pelos traídos janistas de ser chamado novamente de traidor. Mas como administrador, Gerente Planejamento e Controle da Produção por mais de 20 anos, líder de equipes que variavam de 20 a 200 pessoas por todas as empresas em que trabalhei, não posso deixar de me intrigar com  o Alair nesta versão trem bala.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.