Pular para o conteúdo principal

Estreia no Cartão Vermelho – Voto Vivo. Com Gilmar Aguiar.




O blog Cartão Vermelho tem a honra de anunciar como mais novo integrante de sua família o amigo Gilmar Aguiar que passa assinar semanalmente a coluna “Voto Vivo”.

Caros leitores do Blog Carão Vermelho

Quero inaugurar esta coluna agradecendo o convite feito por seu idealizador e meu amigo, Álex Garcia. Conheci Álex em 2009, quando ainda no Psol, substituí Cláudio Leitão no comando do programa Cidadania e solidariedade da Jovem TV. Nesta mesma época conheci o Professor Chicão, ambos através de entrevistas sob o tema: “A importância dos blogs como formadores de opinião na região.” 

Álex, e Chicão, além bem informados, são pessoas independentes, ácidas, contundentes, irreverentes e polêmicas. Ingredientes de um caldo saboroso contra a hipocrisia coletiva. Tanto pela amizade que tenho aos dois, quanto pelas características que compartilhamos, convidei-os para escrever no meu novo jornal que estaremos lançando em abril. Os dois juntos agregarão um excelente valor cultural e político de mídia moderna ao jornal.

A primeira coluna é a mais difícil por ser o cartão de visitas. Mas surgiu um tema que não daria para ignorar, tamanha importância e a necessidade de um debate mais aprofundado. Trata-se do balão de ensaio da oposição na câmara.

Estamos em plena aurora da legalidade com a sedimentação da Lei de Responsabilidade Fiscal que acabou de ser apresentada ao staff de gestores do prefeito, fazendo-o anunciar a demissão de dois mil funcionários e fez Marquinho capitalizar mais de cem processos administrativos.

Por isso administrar uma prefeitura do interior nos dias de hoje não é mais como governar há cinco ou dez anos atrás. Prefeitos que voltaram ao poder e mesmo os que estão debutando na cadeira do executivo estão revendo seus conceitos administrativos. Todas as prefeituras da região estão passando pelo mesmo problema e tenho certeza que no Brasil afora.

O maior combustível eleitoral das prefeituras do interior são contratos e portarias. Isto porque é nesta cangalha que se amarra o eleitor. Mas as limitações dos 54% do orçamento condenam o varejo portariado abaixo de mil reais e também os altos salários.

O xadrez de perpetuação política não vai passar mais pelo escândalo do orçamento pulverizado com fantasmas, mas sim pela eficiência administrativa, pelo profissionalismo dos gestores e pela produtividade do executivo.

O atual prefeito tem como marca registrada a sua preocupação com a paisagem urbana e a infraestrutura de cidade. Porém ele está com uma oportunidade inédita e urgente de ao passo em que reestrutura a cidade, cria uma força-tarefa para planejar e executar investimentos na infraestrutura do cidadão com uma nova visão de emprego, saúde e educação.

O tempo do combustível eleitoral portariado está ruindo e por isso empregar o chefe de família hoje é prioridade, Focar investimentos nesta direção é o que garantirá o futuro do cidadão. Não dá mais para Cabo Frio manter sua população apenas com o turismo sazonal, até porque limitamos muito a formação profissional de nossos jovens quando atendemos a apenas um nicho de mercado. Acreditar que obras são as únicas geradoras de emprego é pensar que todo mundo é pedreiro. Precisamos soltar o nó cego que está amarrando a vinda das grandes empresas da  iniciativa privada para o município.

No contexto da educação, é preciso planejá-la de forma plena. Escolas e professores, juntos formam apenas um expoente da equação da educação e não são suficientes para criar jovens competitivos. Precisamos penar numa educação pública de ponta, competindo de igual para igual com as escolas privadas, com modernas técnicas de ensinos, modelos de gestão escolar de ponta e planejamento curricular abrangente e socializado, exigindo mais do aluno, trazendo-o para o processo. O conteúdo, quando abundante, forma o cidadão contribuinte, quando deficiente, forma o cidadão dependente.

Quanto à saúde, podemos voltar os olhos para a prevenção ombreada por um controle sanitário, nutricionista e físico estaremos desonerando os custos com internações exames e cirurgiões e melhorando a qualidade de vida do cidadão.

O vereadores de oposição acabam de apontar, sem querer, a estrada que há anos Cabo Frio evita passar, mas que é a única estrada que leva o cidadão de encontro com a dignidade e a cidadania.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.