Pular para o conteúdo principal

Coluna do Dr. Marcelo Paiva Paes.






Usar a estratégia de vacinar a população, em um caso isolado como o de Cabo Frio, está completamente equivocada.

Cabo Frio teve, como disse,  um caso isolado de meningococemia. Nestes casos, o que se faz é bloquear os contactantes com terapia de antibióticos, vacinar não ajuda nada, é inócuo, e, pior, serve para alarmar a população.

Tudo o que não devemos fazer em situações como esta é exatamente alarmar a população.  Esta opção de vacinar é uma opção pelo espetáculo, não pela política pública eficiente, responsável, e consequente.


A prefeitura deve informar bem a população, buscar os canais de rádio, televisão, blogs, e etc. para manter a população bem orientada e não deixar margem a especulações aflitivas causadas pelo desconhecimento. Deve também, imediatamente, treinar os seus agentes comunitários de saúde, mantê-los nas ruas informando o povo, tirando dúvidas, e manter também os profissionais da vigilância epidemiológica monitorando a comunidade por trinta dias.

O problema é que em situações onde o governo perdeu completamente a confiança da população, as ações vão se tornando cada vez mais midiáticas e menos compromissadas com a inteligência e a seriedade.

Cito sempre o exemplo de Cuba nestas situações, pois mesmo sem ser médico, Fidel jamais perdeu a confiança da sua população nas questões de saúde pública e sanitarismo, com isto pôde enfrentar crises dificílimas nesta área apenas com a palavra, com o gesto. Desde ameaças de guerra biológica nos tempos da guerra fria, até os dramáticos desabastecimentos de estoque de medicamentos e de vacinas nos anos 90, a palavra de Fidel sempre tranquilizou a sua população.

É a prevalência da sociedade do espetáculo sobre o conhecimento e o compromisso com a política pública eficiente e responsável que nos leva a cometer estes erros.

Um abraço

Marcelo Paes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.