Pular para o conteúdo principal

Filme Macabro Versão 2012.






Por Pedro Nascimento Araujo
 
Com a proximidade do verão, veremos a repetição de um triste filme. Como um artista que lança uma nova obra atualmente, nossas autoridades são responsáveis por um desastre associado às esperadíssimas chuvas de verão a cada ano. E, tal como o artista em nossa analogia, há anos nos quais a obra tem mais impacto, assim como há anos nos quais passa praticamente despercebida. 2011 foi um ano no qual à inoperância de todo ano somaram-se chuvas excepcionalmente fortes. O resultado? Mortes na casa dos milhares, incontáveis desabrigados e prejuízos financeiros e as incalculáveis - e incuráveis - cicatrizes nas almas de milhões. Se em 2012 a natureza não nos brindar com chuvas fortes, a inoperância não trará tantos resultados macabros.

Ocorre que torcer para que a natureza colabore é algo impensável em pleno século 21; na verdade, desde que nossa espécie passou a ter condições de não mais viver à mercê dos desígnios da natureza, é inaceitável. Chuvas fortes não são exclusividade nossa. De fato, há países que sofrem com chuvas tão ou mais intensas que as nossas e que, nem por isso, veem suas pesssoas morrendo levadas pelas águas, como a Austrália. Claro, também há países nos quais as chuvas matam muito mais do que matam aqui, como o Paquistão. A diferença de renda e a atuação das autoridades são os principais fatores que diferenciam Austrália de Paquistão.

Nesse ponto, somos um híbrido de Frankenstein: nossa renda é próxima àquela da Austrália e a atuação de nossas autoridades é próxima àquela do Paquistão. Como resultado, diante de chuvas excepcionalmente fortes, no Brasil não morrem nem tantas pessoas quanto no Paquistão nem tão poucas pessoas quanto na Austrália. Queremos, obviamente, ser um país desenvolvido. E, hodiernamente, já reunimos condições financeiras para tanto. Falta-nos somente uma elite política digna desse nome para guiar-nos rumo ao chamado primeiro mundo. Afinal, enquanto a cada chuva forte morrerem brasileiros como se fôssemos um país de terceiro mundo, é porque, de fato, ainda temos elementos de um país de terceiro mundo e somos como um gigante de bronze com pés de barro: basta uma chuva mais forte que nosso sonho de grandeza literalmente cai.

Pedro Nascimento Araujo é economista. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.