Pular para o conteúdo principal

A Distância Entre Brasília e os Brasileiros.



Por Pedro Nascimento Araujo

Nem sempre fatos que ocorrem em sequência são relacionados. Não foi por combinação anterior que, quase simultaneamente, o povo brasileiro tenha recebido duas notícias: primeiro, que mais de um milhão de brasileiros foram assassinados nos últimos 30; e, segundo, que a Câmara dos Deputados aprovou a "Lei da Palmada". Disputando as manchetes dos jornais de 17-Dez-11, as notícias apresentam uma Brasília completamente alienada do Brasil, imiscuindo-se no lar da familiar brasileira, ao passo que, fora do lar, nos locais públicos sobre os quais deveriam viger normas de segurança, mais de um milhão perderam a vida nas últimas décadas.

A chamada "Lei da Palmada" ainda não pode ser chamada de lei. Ela poderá ser votada no plenário da Câmara dos Deputados caso alguém assim o requeira e, ainda que seja aprovada nesta Casa, ainda será avaliada pelo Senado Federal, onde novamente poderá sofrer alterações ou mesmo fenecer - isso sem falar no veto presidencial. Independentemente do trâmite legislativo, a questão que se coloca não é se Brasília pode ou não criar leis para proteger crianças de agressões. Evidentemente, pode e deve, como já o fez através da Lei 8069/1990, popularmente conhecida como ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), além de outras iniciativas. Espancamentos e outras brutalidades são crimes e como tais devem ser tratados.

Porém, o simples fato de querer legislar sobre o direito de a família brasileira educar seus filhos como considera mais adequado mostra mais que o pendor intervencionista e tutelista de Brasília. De fato, mostra um apreço por legislar sobre temas menos prementes. Especificamente: se 1,1 milhão de pessoas foram mortas violentamente em nosso país nos últimos 30 anos, por que Brasília não está concentrada em criar formas de obrigar o poder executivo a punir exemplarmente os assassinos ao invés de ficar buscando formas de restringir o pátrio poder ao proibir as chamadas "palmadas educativas" (espancamento de crianças já é tipificado como crime, é sempre bom lembrar) dentro dos domínios das famílias brasileiras?

É uma falácia lógica bem conhecida concluir que, somente por ter ocorrido depois, um determinado fato foi causado por algum antecedente imediato ("post hoc ergo propter hoc" no original em latim). Evidentemente, é necessário mais que posteridade temporal para atribuir causalidade - por isso, não há relação causal entre a aprovação na Comissão Especial da Câmara dos Deputados da "Lei da Palmada" e a constatação segundo a qual o Brasil perdeu mais de um milhão dos seus devido à falta de segurança, cuja garantia é exatamente dever precípuo de Brasília. Todavia, ainda que prescindindo de nexo causal, os exemplos aqui apresentados nos mostram uma Brasília com um comportamento absolutamente desconexo do que a sociedade brasileira espera e precisa de seus representantes: que cumpra com suas responsabilidades constitucionais (democracia, segurança, educação, leis, saúde etc.) para com o povo. Quanto maior essa distância, mais difícil a relação entre representantes (Brasília) e representados (brasileiros).

Pedro Nascimento Araujo é economista.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.