Pular para o conteúdo principal

Disposição e coragem.




Por Pedro Nascimento Araujo 

Que há chuvas fortes no verão não é novidade em toda a Região Serrana. Neste ano de 2013, Petrópolis ainda sofre com o descaso dos 4 anos da administração de Paulo Mustrangi, o pior prefeito que a cidade já teve – e só não posso garantir que foi o pior que o estado do Rio de Janeiro já teve porque Marquinho Mendes ficou no poder durante 8. Parada dura, duríssima, da incompetência: não importa quem venceu – importa que, durante seus governos, o povo perdeu, assim em Petrópolis como em Cabo Frio.

A situação na Região Serrana é terrível há muitos anos. Demerval Moreira (Nova Friburgo) e Jorge Mario (Teresópolis) foram cassados por desvio de verbas. Paulo Mustrangi destruiu de tal maneira o que Rubens Bomtempo havia construído em Petrópolis que conseguiu a proeza de não ir para o segundo turno quando tentou a reeleição – situação que o coloca ao lado de Zito, prefeito que deixou Duque de Caxias sem coleta de lixo durante os últimos meses de sua administração. Em Petrópolis, a favelização em áreas de risco foi estimulada em diversos governos como forma de garantir votos fáceis. Tirando Rubens Bomtempo se propôs a melhorar as condições de vida da população. Na Região Serrana, a norma sempre foi essa: que os pobres se virassem para arrumar um lugar para viver era a regra – se não morressem, votariam; se morressem, a culpa era da natureza, do governador ou do presidente. Até que Rubens Bomtempo assumiu a prefeitura de Petrópolis e fez obras de realocação de pessoas em áreas de risco e de beneficiamentos de comunidades. Não é difícil entender porque ele venceu com tanta folga nas regiões mais pobres de Petrópolis em 2012.

O verdadeiro caráter das pessoas se revela nas horas mais difíceis. Assim como foi quando assumiu a prefeitura de Petrópolis pela primeira vez em 2001, em 2013 Bomtempo teve de enfrentar uma desgraça que seus antecessores lhe legaram. Assim como em 2001, o prefeito não se escondeu. Meteu o pé na lama, ligou pessoalmente para moradores que conhecia em áreas de risco, foi brigar com o governo estadual. Não cruzou os braços. Anunciou medidas emergenciais e controlou a cidade, protegendo as pessoas. O que ele fez repercutiu bem, mesmo porque é evidente que ainda não teve tempo para desfazer os estragos deixados pelo seu antecessor. Na prática, foi agraciado com a mesma boa vontade com a qual Alexandre Cardoso, prefeito de Duque de Caxias que enfrentou uma tragédia similar em Xerém literalmente quando assumiu o cargo em janeiro, havia sido beneficiado. Agora, conforme as administrações vão progredindo, as responsabilidades vão mudando de mãos. Paulo Mustrangi, assim como Marquinho Mendes e Zito, não decide mais nada. O governo de Rubens Bomtempo começou bem, com disposição e coragem na tragédia. Para terminar bem, vai precisar de disposição e coragem em todas as horas, boas ou ruins, para construir moradias para as famílias que devem ser removidas de áreas de risco e para fazer obras de contenção para as que não devem ser removidas. Disposição e coragem: é disso que Petrópolis precisa.

Pedro Nascimento Araujo é economista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.