LEAL PORTO TELECOM

LEAL PORTO TELECOM

RESTAURANTE DA PONTE

RESTAURANTE DA PONTE
"O lugar certo de comer peixe" - Em cima do Mercado Municipal do Peixe (22) 2644-4080 // 99999-5998

quinta-feira, 18 de julho de 2019

Laudo não aponta poluição em área da Lagoa de Araruama que foi tomada por espuma no RJ


O laudo do material coletado da espuma que apareceu na Lagoa de Araruama na última semana, no distrito de Praia Seca, em Araruama, não aponta poluição, segundo a Prefeitura. O resultado saiu nesta quarta-feira (17).

Segundo a Prefeitura de Araruama, as análises não indicam riscos para a vida marinha ou para os seres humanos. Além disso, não houve registro de mortandade de peixes.

No dia 11 de julho, moradores registraram um fenômeno que encobriu a lagoa com espumas. Na ocasião, o município informou que se tratava do resultado de uma mudança climática.

Espuma apareceu às margens da Lagoa de Araruama, em Praia Seca — Foto: Marice Carvalho/Arquivo Pessoal

De acordo com a Prefeitura de Araruama, as amostras foram coletadas pelo Laboratório MH Análises Ambientais.
De acordo com Maria Helena Campos Baeta Neves, bióloga responsável pelo laudo, os resultados mostram que o surgimento da espuma foi causado pela decomposição de algas, o que provocou um aumento de matéria orgânica.

Ainda segundo a Prefeitura, as algas são as principais fontes de matéria orgânica na água para formação de espumas espessas.

"Quando acontecem grandes florações de algas, elas liberam na água grandes quantidades de matéria em decomposição. Com a agitação das ondas, essa matéria orgânica acaba formando a espuma branca", informou.

O município acrescentou ainda que o aparecimento da espuma é associado a fenômenos oceanográficos, como ventos, ondas e ressacas.




0 comentários:

- |