Pular para o conteúdo principal

CORRE, VELHO. CORRE! Por Tony Fonseca.


Enquanto eu corria para embarcar no ônibus que havia parado a uns cinquenta metros do ponto em Macaé, assim me “incentivava” o jovem que desembarcara do coletivo. Seguindo o conselho do rapaz, acelerei o passo, mesmo sem conseguir correr. Assim que me sentei, não pude deixar de lembrar da irreverência daquele jovem que, mesmo sem intenção de me magoar, o tinha feito, chamando-me de “velho”.

“Corre, velho. Corre!” Duas horas e meia de viagem, de Macaé a Cabo Frio, e aquela frase me veio “martelando” a cabeça, tirando-me a possibilidade de descansar no confortável ônibus intermunicipal. Nem o ar condicionado ou a bela paisagem conseguiram me consolar e foi nascendo em mim a vontade de responder àquele rapaz na mesma medida, à altura do que ele me dissera. Quando nos cruzamos, a meio caminho da porta do ônibus, pude notar que ele transportava um envelope pesado, recheado de folhas tamanho ofício. Estava bem trajado e arrumado, como fazem pessoas à procura de emprego e afins. Como a região era a área de empresas que tratam do petróleo de Macaé, facilmente depreendi que o menino almejava uma contratação no ramo do óleo e do gás e que aquele chumaço de papéis deveria ser um monte de currículos que ele iria distribuir pelas multinacionais da cidade, sonhando com uma resposta que lhe favorecesse. Fiquei pensando...um menino de vinte e dois anos, se muito, cruza com um senhor de sessenta e oito e, em tom irreverente, aconselha o “velho” a correr para que não perca o ônibus...

Eu tinha o triplo da idade dele. Estava voltando de uma jornada de aulas que leciono a grupos de técnicos e engenheiros de uma das maiores empresas de petróleo do país. Tenho três filhas lindas e resolvidas que me deram seis netos. Plantei várias árvores, escrevi até agora quatro livros e mais de mil e quinhentos artigos, poemas e ensaios. Conheci cem vezes mais pessoas, entre amigos, namoradas, alunos e mestres que aquele rapaz. E já não tinha mais a necessidade de distribuir currículos a esmo. Já tinha o meu lugar ao Sol.

Subitamente senti vontade de chorar pelo rapazinho que alegremente me incentivara a correr. Quantos da idade dele chegariam à minha? Quantos, tão jovens e bonitos, viris e tecnológicos, musculosos, celularifônicos, twiterianos, internetianos, afinal, serão vitimados pelos criminosos, afogados pelos tsunamis, soterrados, atropelados ou contaminados e jamais terão a sorte de poder ouvir um jovem a lhe lembrar a velhice... assim como: “Corre, velho. Corre!”

Então, do fundo do meu coração perdoei a brincadeira dele e pedi a Deus que lhe desse a chance, a magnífica chance de envelhecer.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.