Pular para o conteúdo principal

Reforma política: os sistemas eleitorais proporcionais [Capítulo 3 de 3]


Por Pedro Nascimento Araujo


Semana passada, falamos do voto distrital e vimos que, embora não tivessem votação suficiente para se elegerem deputados sozinhos, Paulo Cesar e Jânio Mendes foram os mais votados para seus respectivos cargos em Cabo Frio e, portanto, caso a votação fosse distrital, seriam os deputados de Cabo Frio.

Há, além do sistema distrital, a opção do voto em lista. Nesse sistema, cada partido apresenta sua lista de candidatos para as vagas a preencher e o eleitor vota na lista do partido. A lógica subjacente é o fortalecimento dos partidos e dos conteúdos programáticos, de modo a termos no Brasil mais eleitores de partidos que de pessoas, como ocorre, por exemplo, no Reino Unido, onde os Trabalhistas e os Conservadores têm a maior parte de seus eleitores fieis a si, independentemente de quem seja o líder de cada partido.

Assim, nesse sistema, os eleitores escolhem o grupo político que preferir e seu voto é para aquele grupo. Para ficar no exemplo de Cabo Frio, seria como se, na próxima eleição para deputados, o eleitor pudesse escolher não entre Jânio Mendes e Paulo Melo ou entre Paulo Cesar e Carlos Vitor, mas sim entre PDT e PMDB ou entre PR e PSB.

A principal vantagem desse processo é que faz os partidos levar seus quadros para a apreciação dos eleitores. De outra maneira, nomes com alta rejeição provavelmente seriam excluídos da lista: por exemplo, quem não vota em Paulo Melo ou em Carlos Vitor de jeito nenhum não votaria nem no PMDB para deputado estadual nem no PSB para deputado federal, independentemente dos outros nomes na lista.

A principal desvantagem, por sua vez, é que há um risco maior de celebridades passarem a constar da lista como forma de atrair simpatia e, portanto, votos. Muitos temem um risco de toda legenda ter um Tiririca de plantão e, com isso, a participação de figuras exóticas aumentar.

Por fim, há propostas que misturam elementos dos sistemas proporcional, distrital e voto em lista (das quais a mais famosa é o chamado “Distritão”, no qual uma parte das vagas é preenchida com voto distrital e o restante com voto em lista) e mesmo propostas que simplesmente abolem o sistema proporcional e personificam diretamente o voto, sendo eleitos simplesmente os mais votados independentemente de partido/coligação.

Em suma, a reforma política é um assunto muito importante. Na próxima semana, voltaremos aos assuntos cotidianos, mas continuaremos a acompanhar seus desdobramentos com muita atenção. Sempre que houver alterações relevantes sobre esse assunto vamos abordá-lo aqui. Esperamos ter contribuído para ajudar no debate.


Pedro Nascimento Araujo é economista.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.