Pular para o conteúdo principal

Tragédia na economia de Cabo Frio


Quem vem acompanhando o Blog Cartão Vermelho sabe que a arrecadação de royalties, principal responsável pelo orçamento do município, vem caindo mês a mês desde 2014. No entanto a crise mundial que fez o valor do barril de petróleo despencar de U$ 100,00 para U$ 46,00 colocou a cidade em cheque e faliu com o orçamento municipal.

A última e até inesperada tragédia que se abateu sobre a economia da cidade é o pagamento do repasse dos royalties conhecidos como "trimestral", que em 11 de fevereiro de 2014 era de 37.6 milhões de reais e hoje (10/02/15) entraram apenas 14.8 milhões de reais, uma diferença inacreditável de quase 23 milhões de reais (conforme imagens abaixo).

Arrecadação em fevereiro de 2014

Arrecadação em fevereiro de 2015

Já a arrecadação em royalties que mensalmente deveria representar 17 milhões de reais, em janeiro de 2015 não passou de 10 milhões e segundo especialistas deve passar o ano na casa de 8 a 9 milhões de reais mensais, todas as demais rendas de "repasses" ao município caíram, ICMS, FUNDEB entre outros.

O colapso no orçamento de Cabo Frio em 2015 chegará a uma queda de arrecadação de 200 milhões a 250 milhões de reais.

E o leitor que não tem nenhuma obrigação de entender como funciona o orçamento municipal deve se perguntar, o que significa perder 200 ou 250 milhões de reais no orçamento?

A resposta seria essa: Imagine que você ganhe hoje 900 reais por mês de salário, gaste 450 reais em compras, 300 reais de aluguel, 100 reais em água, luz e telefonia e mais 50 reais em lazer ou roupa. Bem! Agora imagine que você acordou hoje e do nada está ganhando 600 reais e precisa manter a mesma despesa acima, o que você faria? Essa é a pergunta que se faz o prefeito Alair Corrêa!

Parecer opinativo (a matéria termina aqui, daqui para frente é minha opinião pessoal, se não quiser saber minha opinião pare aqui).


Na minha humilde opinião (Álex Garcia) a cidade não terá como arcar com serviços sociais como Passagem R$ 0.50, Café do Trabalhador, manutenção de limpeza e varrição, manutenção da saúde e da educação, além de uma pesada folha de pagamento impactada pelo PCCR, ou a cidade dá um jeito de receber de seus devedores, IPTU e ISS tudo que está atrasado e na dívida ativa, ou podemos fechar as portas, a cidade nessa situação faliu. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.