Pular para o conteúdo principal

Vegetação surge nas praias de Búzios e Arraial do Cabo, RJ, e mudam a paisagem


Plantas apareceram na faixa de areia das praias de Búzios e Arraial do Cabo nesta terça-feira (17) — Foto: Foto: Folha de Búzios

Diversas praias das cidades de Armação dos Búzios e Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, amanheceram com uma grande quantidade de plantas encobrindo a faixa de areia nesta terça-feira (17).

As plantas são provenientes de água doce e chegaram à região por causa de uma ação em uma lagoa de Carapebus, na cidade de Carapebus, no Norte Fluminense.

De acordo com a Prefeitura de Carapebus, houve uma abertura à barra da Lagoa de Carapebus na última sexta-feira (13) e o ato foi uma emergência, pois as ruas centrais do município ficaram alagadas com a chuva da última semana.

A prefeitura afirma ainda que para fazer a intervenção teve autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio ), que é o órgão gestor do Parque Nacional de Jurubatiba.

Intervenção urgente foi feita em lagoa de Carapebus por conta de alagamentos e plantas acabaram parando nas orlas de Búzios e Arraial do Cabo, no RJ — Foto: Reprodução Inter TV

Em Búzios, a vegetação, que chegou a formar montes na areia, apareceu nas orlas das praias do Canto, Tartaruga, Manguinhos, Brava, João Fernandes e Marina. Já em Arraial do Cabo, foi vista na Prainha.
A Prefeitura de Arraial do Cabo informou que as praias não foram interditadas e continuam próprias para o banho pois as plantas não são tóxicas e não fazem mal a saúde.

Os trabalhadores da Prefeitura já começaram a fazer a limpeza da praia com a ajuda de maquinários. Em Búzios, o recolhimento das plantas também começou a ser realizado nesta terça.

Limpeza da faixa de areia de praias de Búzios foram feitas assim que as plantas apareceram — Foto: Foto: Folha de Búzios

Especialistas acreditam que elas viajaram cerca de 130 km de distância de Carapebus até as praias da região.

"É uma planta aquática de água doce, uma macrófita aquática. Ela ocorre em rios, em canais de drenagens de água de chuva. É um fato que ocorre quando há um índice pluviométrico alto, quando chove em cabeceira de rio. Então essa água vem descendo toda e passa no Rio São João, em alguns canais de escoamento de água pluvial dos municípios e chega em Arraial do Cabo e Búzios, que não têm tantos rios, mas são plantas que descem nessa correnteza", explicou o biólogo Eduardo Pimenta.

Fonte: g1.globo.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.