Pular para o conteúdo principal

Cabo Frio participa de encontro na SES para tratar de medidas de prevenção ao coronavírus

O rápido crescimento no número de casos confirmados do coronavírus na China motivou um encontro entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e os municípios para tratar do plano de contingência estadual em apoio às cidades e da importância de cada uma preparar um plano municipal. A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Coordenaria-Geral de Vigilância em Saúde Ambiental, participou da reunião, que foi realizada na Fiocruz.
O primeiro objetivo estratégico do plano de contingência é intensificar medidas de segurança para limitar a transmissão humano a humano, incluindo as infecções secundárias entre pessoas próximas e profissionais de saúde. Segundo a Superintendência de Saúde Coletiva de Cabo Frio, a preparação é necessária, uma vez que o município possui um aeroporto internacional, profissionais que atuam em plataforma e realizam embarques constantes, além de um acordo de cidades irmãs assinado no final de 2018 e que fomenta as relações entre a China e Cabo Frio.
No encontro a SES informou que “vai apoiar em caráter complementar os gestores municipais no combate a um possível surto de Coronavírus, precavendo-se e organizando o enfrentamento de tudo aquilo que sair da normalidade”. O secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, afirmou, ainda, que trabalha em conjunto com o Ministério da Saúde para ampliar o número de leitos com isolamento e que “dependendo da demanda, leitos em unidades municipais, estaduais e federais”.
De acordo com a SES, a medida é preventiva, a fim de evitar a disseminação do vírus caso o surto do 2019-nCoV que se alastrou pela China, na Ásia, chegue ao Rio de Janeiro. Até o momento, são 24.607 casos confirmados, sendo 24.391 no país asiático, que tem ainda 494 mortes sendo 479 apenas na província de Hubei, localizada na cidade de Wuhan considerada o epicentro do surto no país. Em outros países, são 216 casos confirmados. 
Plano de contingência
Conforme recomendação do Ministério da Saúde (MS) e de acordo com o nível de alerta da Organização Mundial de Saúde (OMS), a preparação do plano de contingência é em funcionamento Nível Zero. Os demais níveis de acionamento (um, dois e três) são organizados de acordo com parâmetros epidemiológicos, como números de casos.
Caso uma pessoa apresente sintomas e sinais de doenças respiratórias, ela será identificada imediatamente, isolada e atendida da forma como preconiza a OMS e o Ministério da Saúde. 
Outro ponto se refere à comunicação do problema: informações sobre os riscos e casos registrados no Estado do Rio de Janeiro devem ser informados à sociedade o mais rápido possível para, entre outras coisas, combater a desinformação e as perigosas fake news.
Encontro alerta sobre “riscos durante o Carnaval”
Segundo a SES, a chegada de passageiros vindos da China está sendo monitorada nos portos e aeroportos do estado. A medida não é exclusiva para os dias de folia, mas serve para o período uma vez que é grande a chegada de turistas nesta época, o que aumenta o risco de circulação de doenças.    
Santos afirmou também que “caso o vírus ainda não tenha começado a circular no nosso estado durante o período de folia, isso não será um problema adicional. O plano já está em operação e vai servir para lidar com essas ‘ameaças’ que uma data como o Carnaval traz”.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.