Pular para o conteúdo principal

ALUNOS DO PROFESP PARTICIPAM DA III EDIÇÃO DOS JOGOS FORÇAS NO ESPORTE DA REGIÃO DOS LAGOS


Alunos de São Pedro da Aldeia, integrantes do Programa Forças no Esporte (PROFESP), participaram do III Jogos Forças no Esporte da Região dos Lagos. A iniciativa envolveu os núcleos da Base Aérea Naval aldeense (BAeNSPA), do Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval (CIAAN) e do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), de Arraial do Cabo. Cerca de 400 estudantes participaram das atividades, incluindo alunos do município cabista, que contou com a presença do Comandante da Base, Capitão de Mar e Guerra Ricardo Guimarães Barbosa; Comandante imediato do CIAAN, Angelo de Coelho Brito; e o Comandante do IEAPM, Capitão de Corveta (RM1-T) Amilton Rodrigues Eleotero, além dos coordenadores de cada núcleo do PROFESP e das coordenadoras de Educação Preventiva da SEMED, Maria Regina Silveira, e do Programa Novo Mais Alfabetização, Suely Mônica Santos.

O comandante da BAeNSPA, Capitão de Mar e Guerra Ricardo Guimarães Barbosa, agradeceu a todos os representantes, voluntários e educadores físicos, que auxiliaram na formação dos jovens participantes do PROFESP. “A importância desse programa se dá pela preparação dos alunos, sendo física, mental e intelectual, para que eles tenham um bom preparo para o futuro. É uma felicidade grande estar contribuindo um pouco neste processo de formação. Peço para que os estudantes se empenhem nos esportes e não se esqueçam dos estudos. Parabenizo aos jovens que participaram das competições, tenho certeza que todos se empenharam para fazer o seu melhor”, disse.

Após a execução do Hino Nacional, foi aberta a competição com o juramento dos atletas participantes. Os Jogos promoveram dois dias de atividades esportivas, com interação entre os núcleos, incentivando a amizade e o espírito em equipe entre os estudantes.

O evento teve como objetivo promover a confraternização entre os alunos dos diversos núcleos do Programa na Região dos Lagos, despertando o espírito de corpo e a importância do trabalho em equipe, reforçando a disciplina e incentivando a participação e inclusão. Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de competir em algumas modalidades esportivas, como natação, atletismo, com corrida, salto em distância, 100m livres, revezamento e cabo de guerra, futebol de campo, futsal feminino, basquete e queimado, entre outras atividades.

O comandante interino do CIAAN, Angelo de Coelho Brito, afirmou que os jogos foram um congraçamento, por meio do esporte, das três unidades militares que participam do programa, onde os jovens puderam praticar essa parte lúdica. “Em relação ao CIAAN, intensificamos a parte acadêmica dos estudantes, com acompanhamento de pedagogo e profissionais de todas as áreas, não só da parte esportiva. O importante não é saírem daqui atletas, mas nosso objetivo é que, ao final do projeto, todos passem de ano e daqui uns anos tenham cidadãos com condições de representar o Brasil em qualquer modalidade. O nosso intuito é criar cidadãos brasileiros. Isso é muito gratificante”, afirmou.

Durante o encerramento dos Jogos, os comandantes fizeram a entrega das medalhas para os alunos destaque de cada núcleo. Foram destacados uma menina e um menino de cada unidade participante, pelo seu desempenho nas atividades.

A aluna da E. M. Luiza Terra de Andrade, Vanessa Nunes, de 13 anos, foi destaque nos jogos por fazer um gol de goleiro no futsal. “Eu gosto muito de participar desse projeto, pois dá a oportunidade para pessoas que têm talento para o esporte de desenvolver essas habilidades. Nos jogos anuais, participei das modalidades futsal e atletismo”, comentou.

Já o estudante da E. M. Vinhateiro, Iago Botelho, de 15 anos, comentou sobre a sua primeira participação no PROFESP. “Entrei em setembro e espero participar mais vezes. Fui aluno destaque pelo meu empenho na natação. O programa nos dá uma oportunidade muito boa”, salientou.

O PROFESP é desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha do Brasil e em parceria com os Ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social. O Programa democratiza o acesso à prática e à cultura do esporte e promove o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, oferecendo atividades desportivas e educacionais, além de lazer e atividades complementares. Os participantes também recebem alimentação, orientação de civismo e cidadania e são incentivados com o desenvolvimento de habilidades profissionais.

Iasmin Tomas, de 11 anos, da E. M. Dulce Jotta de Souza, falou sobre a participação nos jogos. “Aprendi muitas coisas participando da competição. Joguei basquete, queimado e aprendi sobre orientação. Adoro fazer parte do PROFESP”, destacou. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA OFICIAL

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia informa que, na manhã desta terça-feira (24/11), a Secretaria Municipal de Saúde recebeu agentes da Polícia Federal (PF) e Controladoria-Geral da União (CGU) para inspecionar documentos e solicitar informações sobre uma empresa específica, que era alvo de investigação. Com tranquilidade, todos os documentos solicitados, que já tinham sido encontrados pelos agentes no Portal da Transparência do município, foram novamente apresentados. A empresa inspecionada participou do Pregão Presencial n° 004/2020, de 28/02/2020, que contou com a participação de 19 empresas, das quais, 13 venceram. Uma das vencedoras é alvo dessa investigação, com ata de registro de preço firmada no valor de R$ 115.237,00 para entrega de medicamentos. A Prefeitura esclarece que, ao contrário do que tem sido veiculado, a operação tem como alvo a empresa licitante, como desdobramento de outra investigação dos órgãos na região Norte Fluminense, e que não há indícios de fraude na licit

COLUNA BANZO

 O ESTADISTA A de história de Cabo Frio  marcada por grandes embates políticos, desde os primórdios tempos Liras e Jagunços davam o tom beligerante que forjaria a história de nossa terra amada. Essa cultura pelo contraditório e pela polarização causaram eisentraves políticos etu atrasaram em muito o desenvolvimento de Cabo Frio, que foi salva pela sua vocação turística e pelos royalties do petróleo. Testemunhei no fim do século passado, mais precisamente no fim dos anos 90, inesquecíveis embates políticos-filosóficos entre os então vereadores Jânio de Mendes e Amaury Valério. Esses embates recebiam "a partes" dos saudosos Acyr Rocha e Ayrres Bessa, e eram testemunhados e por muitas vezes corroborados por Antônio Carlos Trindade e Silas Bento. O nível dos embates eram altíssimos e caminhávamos para a formação de "Estadistas", políticos que despontaríam Estadual e Nacionalmente, potencializando o nome de Cabo Frio. Infelizmente isto não se repetiu nas legislaturas sub

Lei Aldir Blanc

Nesta segunda-feira (30), no Espaço Cultural Zanine, começou a entrega dos documentos exigidos e de assinaturas para os artistas habilitados para Lei Aldir Blanc, conforme publicado no Boletim Oficial nº 1.140, dos dias 26 de novembro a 27 de novembro de 2020. Esta etapa acontecerá de segunda a quarta-feira das 9h às 16h. Os artistas que tiverem suas inscrições não habilitadas poderão apresentar o recurso na mesma data e local. Após a quarta-feira (02/12), o Grupo Gestor da Lei Aldir Blanc fará a análise dos documentos e sairá a homologação para o recebimento do recurso destinado ao Inciso 2 da Lei nº 14.017, mais conhecida como Lei Aldir Blanc. Esta lei prevê auxílio financeiro ao setor cultural. A iniciativa busca apoiar profissionais da área que sofreram com os impactos das medidas de distanciamento social por causa da COVID-19. A legislação ficou conhecida como Lei Aldir Blanc, em homenagem ao escritor e compósitos que morreu em maio, vitima do novo coronavírus.